Seleção Nacional de BTT cumpre objetivo no Circuito Mundial de XCO de Juniores

PARTILHJE

A seleção nacional de BTT esteve hoje em competição na etapa de Albstadt, na Alemanha, pertencente ao circuito UCI Junior Series. Os corredores cumpriram com os objetivos estabelecidos, com Artur Mendonça a ser o português mais bem classificado, na 30.ª posição.

Foto: FPC

Os juniores masculinos enfrentaram corredores de grande qualidade nesta etapa do circuito mundial de juniores de cross country olímpico (XCO), entre um pelotão de mais de 130 atletas de todo o mundo. 

Artur Mendonça doi o melhor corredor português em prova, tendo terminado na 30.ª posição, a 4m52s do vencedor, o dinamarquês, Gustav Pedersen, que completou a prova em 1h02m14s. Pouco depois de Artur Mendonça chegou Rafael Sousa, na 48.ª posição, a 6m48s de Pedersen. Mais atrás terminaram Guilherme Barros e Tomás Gaspar, em 102.º e 107.º, respetivamente. Guilherme Barros terminou a 11m58s, ao passo que Tomás Gaspar terminou com menos uma volta do que o vencedor.

No setor feminino as representantes da seleção nacional foram Mariana Líbano e Marta Carvalho. A corredora que conseguiu alcançar um melhor resultado foi Mariana Líbano, que concluiu a prova na 39.ª posição, a 9m49s da vencedora, a suíça, Monique Halter, que completou a prova em 56m38s. Marta Carvalho fechou em 47.º, a 11m40s. Também em prova, mas em representação da sua equipa esteve Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) que, apesar de uma queda, terminou a prova em 67.º lugar, a 13m15s.

“O Artur este bem durante toda a corrida, permanecendo sempre entre os 30 primeiros corredores, e tem mostrado muita consistência ao longo das provas. O Rafael fez uma corrida tranquila, de trás para a frente, com uma prestação dentro daquilo que era esperado. Infelizmente, o Guilherme e o Tomás partiram as correntes logo na primeira volta e tiveram de ir a pé até à zona de assistência, o que os fez perder muito tempo. No entanto, mantiveram-se de cabeça erguida e foram recuperando posições até ao final. No setor feminino a Marta, que é uma corredora de 1.º ano, estava muito satisfeita no final da prova, pois cumpriu com os objetivos propostos. Já a Mariana, apesar de ser mais experiente, não fez a prova que se esperava, mas a sua força de vontade certamente a fará recuperar já na próxima corrida”, explicou Pedro Vigário.

A próxima corrida em que a seleção nacional de BTT irá participar, vai ter lugar já no dia 14 de maio, em Nové Město na Moravě, Chéquia.

Ciclismo + TV