A Taça de Portugal Feminina decide-se na Maia e em Tondela

A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa termina no próximo fim de semana com as duas provas finais, na Maia, sábado, e em Tondela, domingo. O pelotão profissional regressa à estrada na Volta a Albergaria, domingo. No mesmo dia e local disputa-se a terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. Vila Real recebe, no domingo, um Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT.

Mais de cem corredoras vão decidir a Taça de Portugal, um mês antes da segunda edição da Volta a Portugal Feminina. No sábado a corrida disputa-se no centro da Maia, com partida, às 14h30, junto aos Paços do Concelho. A prova, em circuito, terá distâncias variáveis consoante as categorias das corredoras. As cadetes, as masters 50 e 60 vão completar duas voltas ao circuito, totalizando 37,4 quilómetros. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão percorrer 56,1 quilómetros, enquanto as corredoras de elite e sub-23 terão por diante 74,8 quilómetros. A Ciclismo+Tv vai transmitir em Direto toda a prova a partir das 14 Horas e 30 Minutos no Facebook e YouTube.

O fecho da Taça, também em sistema de circuito, acontece em Tondela, na manhã de domingo. A prova será dividida em duas corridas. A primeira, com início às 9h30, junta no mesmo pelotão as cadetes, as masters 50 e as masters 60, que vão percorrer 49,6 quilómetros. Às 11h00 competem as restantes categorias. As juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 62 quilómetros, estando reservados 86,2 quilómetros para as ciclistas de elite e sub-23.

As contas da Taça de Portugal ainda permanecem em aberto, estando a estoniana Maaris Meier (Maiatos) no topo da geral de elite, enquanto Sofia Gomes (Massi Tactic) comanda o ranking de sun-23.
Domingo é o dia do regresso do pelotão profissional á estrada, na 21.ª edição da Volta a Albergaria, prova que também admite a participação das equipas de clube. O percurso, como é timbre desta clássica, é seletivo. Terá 155,7 quilómetros, com partida às 11h45 e chegada prevista para cerca das 15h30.

Antes da corrida para os profissionais, Albergaria-a-Velha recebe, na manhã de domingo, a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. A partida será às 9h30, estimando-se o final da corrida para cerca das 11h00.

Vila Real recebe, no Centro de Treinos R13, na Fraga da Almotolia, o Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT. O início das provas será às 10h00, estando inscritos cerca de 300 participantes.

Mais eventos oficiais
14 de maio: 5.º Encontro de Escolas de BTT de S. Domingos de Benfica, Lisboa
14 de maio: 2.ª Prova da Taça do Algarve de BMX, Quarteira, Loulé
15 de maio: 2.º XCO de Esposende
15 de maio: 2.ª Prova do Troféu de Maratonas da Beira Interior, Aldeia St.º António, Sabugal
15 de maio: 1.ª Prova da Taça do Algarve de XCO, Amoreiras-Gare, Odemira
15 de maio: 3.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Chão das Feiteiras, Funchal

Ciclismo + TV