Andreas Miltiadis vence a etapa do XCO da Portugal Brasil Ride, Tiago continua líder

PARTILHJE

No dia em que todas as disputas são individuais, Andreas Miltiadis venceu sua segunda etapa, diminuindo ainda mais a distancia para o líder. Nas mulheres Naima Madlen consegue quebrar a hegemonia e ganha no dia do cross country. A quinta e ultima etapa acontece no sábado (14) com a chegada final em Viseu, no Shopping Palácio de Gelo.

A quarta etapa da Portugal Brasil Ride aconteceu na manha dessa sexta-feira (13) nas Termas de São Pedro do Sul, a etapa muito rápida exigia atenção e a velocidade foi alta, beirando o Rio Vouga e jardins das Termas, o trajeto tinha 4,9 quilômetros de extensão e os competidores deram 4 voltas no circuito.

Foto: Fabio Piva

Hoje a Portugal Brasil Ride chegou no seu quinto dia de competição, com a prova de cross country olímpico e era a chance para muitos mexerem em sua classificação geral, pois nesse dia todos os atletas tem seus tempos individuais (quando estão em duplas é feita a media) e sendo curto e rápido, alguns com características de serem mais velozes e pouco tempo de prova podiam levar vantagem. O que se viu durante os poucos mais de 30 minutos de disputa na principal categoria, a Solo UCI Men, foi um grupo compacto do começo ao fim, neutralizando todos os ataques individuais, fato que aconteceu por duas oportunidades contra o favorito da etapa David Rosa (Team KTM/ Edro Bikes), especialista na modalidade. “Tentava atacar nos trechos de subida e de trilha, mas quando estava no trecho a beira rio, minha vantagem desaparecia. Me senti super bem hoje mas não o suficiente para ganhar, mas esta bom”, desabafou Rosa, atleta olímpico de XCO e 11 vezes campeão português da modalidade.

A disputa foi acirrada e os quatro primeiros chegaram praticamente juntos na linha de chegada, melhor para Andreas Miltiadis (DMT Racing Team by Marconi) que faturou pela segunda vez uma etapa da Portugal Brasil Ride.

Foto: Fabio Piva

Seguido de perto por David Rosa, Enrique Morcillo (Buff Megamo Team) e Tiago Ferreira (DMT Racing Team by Marconi). Apesar do líder ter ficado de fora do pódio do dia, Tiago Ferreira perdeu 3 segundos na classificação geral e para a ultima etapa vai com apenas 3 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, que vencera no cross county.

Foto: Fabio Piva

Entre as mulheres da categoria Solo UCI Women, a alemã Naima Madlen (Buff Megano Team) conseguiu vencer a etapa e tirar a hegemonia da estoniana Greete Steinburg, que havia vencido todas as etapas até hoje.

Foto: Fabio Piva

A líder chegou na segunda colocação a 2min17 da campeã do dia, seguida pela portuguesa Ana Tomas (BTT Seia). Os resultados no tempo acumulado não mudou e Steinburg segue com confortáveis 43 minutos de vantagem para a segunda colocada.

Na categoria mista, a dupla de Portugal, Jose Silva e Celina Carpinteiro (Portugal Brasil Ride) seguem na líderança da categoria e vão vencer a Portugal Brasil Ride com propriedade. Os brasileiros Andre Lima e Fabiana Brandão (4Fun Bike Center) foram segundo colocados e fechando o pódio da etapa a dupla da Noruega, Sigmund Aas e Thrude Natholmen (If Frøy/ CK Victoria). “Essa prova foi um ritmo alucinante, meu coração tomou um susto! Foi super intenso e quando eu comecei a me acostumar acabou, meu motor é a diesel para longa duração, mas é sempre bom sentir essa adrenalina”, contou Jose Silva, o campeão no dia.

Resultados da quarta etapa

Solo UCI Men:

1 – Andreas Miltiadis– 33min34
2 – David Rosa– 33min35
3 – Enrique Morcillo – 33min37
4 – Tiago Ferreira – 33min38
5 – Hugo Drechou – 33min43

Solo UCI Women: 

1 – Naima Madlen – 37min48
2 – Greete Steinburg – 40min06
3 – Ana Tomas – 40min22

Resultados acumulados

Solo UCI Men:

1 – Tiago Ferreira – 10h05min35
2 – Andreas Miltiadis – 10h05min39
3 – Hugo Drechou – 10h08min17
4 – Enrique Morcillo – 10h12min53
5 – David Rosa – 10h16min24

Solo UCI Women: 

1 – Greete Steinburg – 12h42min15
2 – Naima Madler – 13h25min30
3 – Ana Tomas – 13h50min24

Confira todos os resultados em: https://resultados.stopandgo.pro/559/Registered

As 6 etapas da ultramaratona:
Prólogo, dia 9/05 – 20 km e 1.100 m de altimetria de Pinhão a Alijó 
1ª etapa, dia 10/05 – 62,8 km e 2.093 m de altimetria em Castro Daire
2ª etapa, dia 11/05 – 60,6 km e 1.896 m de altimetria de Castro Daire a São Pedro do Sul
3ª etapa, dia 12/05 – 57,8 km e 1.608 m de altimetria em Vouzela
4ª etapa, dia 13/05 – 4,9 km com 4 voltas em Termas de São Pedro do Sul
5ª etapa, dia 14/05 – 48,2 km e 835 m de altimetria de Vouzela a Viseu

Ciclismo + TV