Girmay desiste do Giro após hemorragia no olho provocada pela rolha do espumante


Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), vencedor da décima etapa do Giro d’Italia, uma vitória histórica como o primeiro ciclista da Eritreia a vencer uma etapa em uma das três principais grandes voltas, não vai arrancar para a décima primeira etapa devido à lesão no olho que ocorreu quando a rolha da garrafa de espumante bateu forte no olho esquerdo na cerimônia do pódio.

Foto Massimo Paolone/LaPresse 17 Maggio 2022 Pescara sport ciclismo Giro d’Italia 2022 – edizione 105 Tappa 10 Pescara – Jesi Nella foto: Photo Massimo Paolone/LaPresse May 17, 2022 Pescara sport Cycling Giro d’Italia 2022 – 105th edition Stage 10 Pescara – Jesi In the pic:

Após ser tratado na tarde de terça-feira em um hospital em Jesi, onde a etapa terminou, Girmay recebeu alta, mas sua equipa decidiu que “por precaução” ele não segue hoje á partida da 11ª etapa, de acordo com a equipa belga em um comunicado.

O Dr. Piet Daneels, médico da equipa Intermarché-Wanty, disse: “Exames médicos revelaram sangramento na câmara anterior do olho esquerdo de Biniam Girmay. Sua lesão está progredindo favoravelmente e será acompanhada pela equipa médica nos próximos dias. Para minimizar o risco de expansão do sangramento e da pressão intraocular, recomenda-se fortemente evitar atividades físicas. Nossa prioridade é a completa cura da lesão e é por isso que decidimos junto com o atleta e a direção esportiva que o Biniam não alinha para a 11ª etapa.”

Valerio Piva, diretor esportivo da formação belga, explicou que “Biniam Girmay mostrou que estávamos certos em acreditar em nossas possiblidades de ganhar uma etapa. É notável ver como seus companheiros de equipa se esforçam todos os dias para obter o melhor resultado possível e como todos estão felizes em trabalhar com ele. Assim, sua vitória provocou um intenso sentimento de euforia na equipa. A notícia do incidente nos sentou como um jarro de água fria, mas finalmente Biniam se juntou a nós e celebramos a vitória juntos.”

“É uma pena perder um homem como Biniam, mas o conselho da equipa médica é claro, e a saúde de Biniam é nossa prioridade. No entanto, continuo otimista porque toda a equipa está causando uma excelente impressão desde o início da corrida. Rein Taaramäe, por exemplo, mostrou na Etna que podemos estar na disputa pela vitória na etapa se anteciparmos, como no ano passado. Eu também vi que vários corredores cresceram durante a primeira semana. Em cada uma das próximas etapas, vamos tentar aproveitar as oportunidades.”

Hoje, a décima primeira etapa do Giro d´Itália ligará Santarcangelo di Romagna e Reggio Emilia com uma rota de 203 quilômetros.

Ciclismo + TV