Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós vencem a 4ª Prova da Taça de XCO no Fundão

PARTILHJE

Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) venceram hoje, no Fundão, as provas de elite da quarta corrida pontuável para a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO).

O campeão nacional fez parte da prova em duelo aceso com o espanhol Pablo Rodríguez (BH Templo Cafés UCC), mas uma segunda metade de corrida mais forte permitiu a Ricardo Marinheiro impor-se com à-vontade.

O corredor da equipa matosinhense fechou a prova em solitário, chegando 46 segundos antes de Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT), que ultrapassou Pablo Rodríguez na última volta. O espanhol ficou a 1m24s do vencedor.

João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor sub-23. Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) segurou o comando na geral de elite.

A corrida feminina foi palco da demonstração de superioridade da atleta olímpica Raquel Queirós. O equilíbrio manifestou-se apenas na primeira volta, quando Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) conseguiram acompanhar a mais forte da manhã.

A partir da segunda volta Raquel Queirós começou a destacar-se da concorrência para vencer em solitário, com uma vantagem de 1m02s sobre Joana Monteiro. Ana Santos teve uma quebra que permitiu a Lara Lois Motobike) fechar o pódio, a 1m31s da vencedora.

Joana Monteiro mantém-se no topo da geral da Taça na categoria de elite feminina. Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) impôs-se na prova de juniores masculinos. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT), que ontem ganhou uma corrida de estrada na Galiza, ao serviço da Seleção Nacional, foi hoje ao Fundão vencer a prova de juniores femininas. Em cadetes triunfaram Miguel Pereira (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis).

Nas categorias de veteranos, os melhores foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem) foi o melhor paraciclista no Fundão.

O Guilhabreu BTT venceu por equipas.

A quinta e última prova da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Avis, no dia 18 de setembro. Antes disso, Portugal recebe o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, em Anadia, entre 30 de junho e 3 de julho, e o Campeonato Nacional vai realizar-se em Marrazes, Leiria, entre 22 e 24 de julho.

Ciclismo + TV