Clássica Ribeiro da Silva realiza-se no próximo fim de semana

É já no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de junho, que se realiza a Clássica Ribeiro da Silva, uma prova por etapas que homenageia um dos melhores corredores portugueses de sempre. 

A Clássica Ribeiro da Silva, destinada a atletas das categorias sub-23 e elite, será composta por duas etapas em linha. A primeira etapa irá disputar-se no sábado, dia 4 de junho, entre Sobreira e Paredes, e a segunda no domingo, dia 5 de junho, entre Rebordosa e Lordelo. 

A partida para a primeira etapa será dada na Alameda de São Pedro, em Sobreira, pelas 12h30. Depois disso, os corredores terão de percorrer 138,9 quilómetros até Paredes, onde estará colocada a meta. Até lá chegarem, vão encontrar dois prémios de montanha. Um deles estará colocado em Capela, este de terceira categoria, e outro, de quarta categoria, na Sra. do Salto. A chegada dos corredores está prevista para as 15h50.

No domingo, a segunda etapa da prova vai partir de Rebordosa às 12h00, com destino a Lordelo, levando os corredores por um percurso de 153,4 quilómetros. A chegada, que está prevista para as 16h40, será junto à Estátua Ribeiro da Silva. 

Tal como referido acima, esta prova homenageia um dos melhores corredores portugueses da história, José Manuel Ribeiro da Silva, que faleceu num acidente de viação, em 1958, com apenas 23 anos. Ribeiro da Silva era o grande rival de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal e grandes resultados em provas internacionais como a Volta a Espanha e a Volta a França.

Mais eventos oficiais:

4 de junho: 34.º Circuito de Maceirinha, Leiria

4 de junho: Encontro Regional de Escolas, Águeda

5 de junho: Prémio Vítor Rocha, Maiorga, Alcobaça

5 de junho: Campeonato da Madeira de CE – Porto Moniz 2022

5 de junho: E#4 SMG 2024 – Circuito Pido d’Água Park, São Miguel

5 de junho: 22.º BTT XCO ACRAP, Arcos de Valdevez

5 de junho: Campeonato Regional de XCO, Águeda

5 de junho: Campeonato de Maratonas da Beira Interior, Sertã

5 de junho: II Taça do Algarve XCO – Castro Verde

5 de junho: Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, Fábrica da Pólvora, Barcarena

5 de junho: 3.º Encontro de Escolas de CE – Seixal 2022, Porto Moniz

5 de junho: Encontro Regional de Escolas BTT, Castro Verde

Ciclismo + TV