Volta a Portugal Feminina com 17 Equipas á partida

Já são conhecidas as 17 equipas que irão formar o pelotão da segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, assim como os patrocinadores das quatro camisolas. A prova estará na estrada entre os dias 16 e 19 de junho.

O pelotão da Volta a Portugal Feminina Cofidis começa a tomar forma e as equipas participantes já são conhecidas. Serão cerca de 100 atletas, de várias nacionalidades, distribuídas por 17 equipas nacionais e internacionais.

Entre as nacionais estão as equipas 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, Cantanhede Cycling/VESAM, Discover Melgaço/União Ciclista de Melgaço, Korpo Activo/Penacova, Maiatos e Sicasal/Glassdrive. A estas seis equipas somam-se ainda quatro equipas mistas, formadas por corredoras de diferentes equipas que não participam na prova. São elas a Paredes/Alenquer/Mato-Cheirinhos/D’Helvetia, a Proteu/Retorta/Efapel, a Velo Performance/Extremosul e ainda a Seleção Nacional de Juniores e Sub-23.

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis terá ainda sete equipas estrangeiras. As espanholas Kiwi Atlántico Louriña, Massi Tactic Women’s Team, Zaaf Cycling Team e Seleccion Catalana, as britânicas RFDA e Team LDN/Brother UK, e a francesa Team Groupe Abadie Le Boulou.

Além das equipas participantes são também conhecidos os patrocinadores das quatro camisolas da segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis. A Camisola Amarela Jogos Santa Casa, a Camisola Vermelha Cofidis, a Camisola Azul IPDJ e a Camisola Branca Médis.

As corredoras terão pela frente um total de 273,4 quilómetros, que serão percorridos ao longo de quatro dias. A prova terá início com um prólogo de 2,9 quilómetros, em Loures, no dia 16 de junho. Já a primeira etapa em linha, no dia 17, vai partir de Vila Franca de Xira com destino a Torres Vedras, somando 87,6 quilómetros. A segunda etapa em linha, no sábado, 18 de junho sairá de Monte Redondo, concelho de Leiria, com as atletas a terem de percorrer um total de 78,1 quilómetros até Ourém. Pelo meio haverá um prémio de montanha de segunda categoria, no alto do Reguengo. A terceira e última etapa, no dia 19 de junho, será também a etapa-rainha da prova. As corredoras vão partir de Aveiro, esperando-lhes 104,7 quilómetros até Anadia. No final terão de completar duas voltas ao circuito que irá receber também as provas de fundo do Campeonato da Europa, que a Federação Portuguesa de Ciclismo irá organizar entre 30 de junho e 19 de julho. 

2.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis apresentada em Loures

A segunda edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis foi apresentada hoje, dia 2 de junho, em Loures, onde irá ter início a prova no dia 16 de junho. Esta cerimónia contou com as intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e ainda dos representantes das marcas que patrocinam as quatro camisolas da prova. Entre eles Teresa Thobe, representante da Médis, Maria da Cunha, representante dos Jogos Santa Casa, Margarida Pena, representante da Cofidis, e Carlos Pereira, representante do IPDJ.

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão: “É com enorme orgulho e satisfação que acolhemos esta prova no nosso concelho no dia 16 de junho. Será certamente um dia grandioso para o nosso concelho em geral e em particular para a freguesia de Loures. Isto acontece numa altura em que temos algumas apostas claras para a promoção desportiva no nosso concelho, nomeadamente a promoção do desporto nas mulheres. Sabemos que há um longo caminho, mas somos uma autarquia muito responsável nesse sentido, e estamos muito felizes por ser palco deste grande evento.”

Representante dos Jogos Santa Casa, patrocinador da Camisola Amarela, Maria da Cunha: É um grande orgulho para os Jogos Santa Casa fazer parte deste evento. Já tínhamos estado na primeira edição, acreditámos neste projeto e é muito gratificante vê-lo crescer e ver tanta gente a acreditar no desporto feminino. Os Jogos Santa Casa têm apostado nos últimos anos no desporto feminino e esperamos que esta seja uma Volta com muito sucesso.”

Representante da Cofidis, patrocinador da Camisola Vermelha, Margarida Pena: “A Cofidis está muito ligada ao ciclismo, temos uma equipa internacional, uma equipa feminina e uma equipa de paraciclismo. Desde sempre que a Cofidis procura aliar os valores do ciclismo aos seus valores, como a performance, a combatividade, a resiliência e o espírito de equipa. É com grande satisfação que estamos novamente nesta Volta como naming sponsor e patrocinadores da camisola vermelha.”

Representante da Médis, patrocinador da Camisola Branca, Teresa Thobe: “É uma grande oportunidade para a Médis associar-se a uma causa como esta. Estamos presentes nesta segunda edição, queremos acreditar que muitas mais virão e esperamos estar aqui para ajudar a construir o caminho para que isso aconteça.”

Representante do IPDJ, patrocinador da Camisola Azul, Carlos Pereira: “Hoje é um dia muito especial para mim e para o Instituto Português do Desporto e Juventude. O quadro do desporto feminino em Portugal é hoje completamente diferente daquilo que era há uns anos atrás. É muito importante estarmos a lançar esta segunda edição da Volta a Portugal Feminina e desejo todo o sucesso para esta prova.”

Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira: “Esta é uma corrida apaixonante. É uma corrida que fazemos com uma alegria imensa. O ciclismo feminino está com uma renovação extraordinária e as nossas equipas sonham com esta corrida. Acho que temos aqui uma corrida muito interessante, com início em Loures e a terminar já mais a norte, em Anadia e deixo um agradecimento aos patrocinadores por se associarem a esta corrida.”

Ciclismo + TV