Nathalie Eklund vence o prólogo inicial da Volta a Portugal Feminina

A campeã sueca de contrarrelógio, Nathalie Eklund, venceu hoje, em Loures, o prólogo da Volta a Portugal Feminina Cofidis, envergando a primeira Camisola Amarela Jogos Santa Casa da prova.

A corredora da equipa UCI Massi Tactic cumpriu os 2900 metros de esforço individual em 4m16s, um registo que se revelou imbatível, embora a corredora nórdica nem se tivesse sentido no máximo das forças.

“Para ser sincera, as sensações não foram as melhores, mas é claro que estou muito feliz com a vitória. Agora darei o meu melhor para manter a camisola amarela, mas o mais importante é que a liderança fique na nossa equipa, que é muito forte”, salientou Nathalie Eklund.

A segunda classificada foi outra corredora da Massi Tactic, a espanhola Mireia Pellicer, que gastou mais 6 segundos do que a companheira de equipa. No terceiro posto e assumindo o estatuto de melhor portuguesa posicionou-se Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) que ficou a 7 segundos do primeiro lugar.

“Era um prólogo muito curto e bastante técnico. Era difícil saber a intensidade com que se poderia abordar a corrida, mas tentei ir sempre ao máximo, aproveitando bem as trajetórias. Foi a dar tudo até à meta. É interessante um prólogo curto, mas que ajuda a criar algumas diferenças. Fico feliz por ter corrido bem”, confessa Vera Vilaça.

A melhor jovem e dona da Camisola Branca Médis é a júnior francesa Margaux Martinez (Abadie le Boulou), que conseguiu o nono melhor registo absoluto no prólogo. Por equipas manda a Massi Tactic.

A classificação geral reflete integralmente os resultados do prólogo. Após dez anos a praticar ballet e dois triatlo, Nathalie Eklund dedica-se ao ciclismo há quatro anos e parte amanhã com a Camisola Amarela Jogos Santa Casa da Volta a Portugal Feminina Cofidis.

Não havendo pontos para as classificações dos pontos e da montanha, Mireia Pellicer, enquanto segunda da geral, envergará amanhã a Camisola Vermelha Cofidis, e Vera Vilaça vestirá a Camisola Azul IPDJ.

A primeira etapa em linha corre-se nesta sexta-feira. Será uma ligação de 87,6 quilómetros, entre Vila Franca de Xira, de onde a caravana parte às 12h30, e Torres Vedras, onde a chegada, junto à estátua que homenageia Joaquim Agostinho, estima-se para cerca das 15h00. Pelo caminho, há metas volantes na Merciana e em Santa Cruz e um prémio de montanha de terceira categoria em Vilar. O vento, na zona da costa Oeste, poderá ser um fator determinante para o desenrolar da tirada.

Ciclismo + TV