Nathalie Eklund invencível na Volta a Portugal Feminina, Vera Vilaça novamente a melhor portuguesa

A segunda etapa em linha da Volta a Portugal Feminina Cofidis, hoje disputada entre Monte Redondo e Ourém, confirmou a superioridade da sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic), que venceu novamente, e a capacidade da portuguesa Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) para estar entre as melhores, pois foi novamente quarta classificada.

Os 78,1 quilómetros começaram na localidade leiriense de Monte Redondo e ficaram marcados por um início sem grandes subidas, mas endurecido pelo vento, que foi provocando “cortes” no pelotão. Ainda assim foi um grupo numeroso que chegou na frente à única montanha do dia, a subida para o alto do Reguengo, a 22,5 quilómetros da chegada.

Na subida de segunda categoria, as mulheres da Massi Tactic endureceram o ritmo e formou-se uma frente  com apenas sete corredoras, entre as quais Vera Vilaça. A portuguesa ainda desferiu um ataque na passagem pela meta volante de Fátima, apanhando desprevenida Nathalie Eklund, que ficou para trás.

Só que a nórdica, com o auxílio de uma colega de equipa, teve capacidade para reentrar na frente da corrida, a quatro quilómetros da meta. No empedrado de Ourém, a corredora que veste a Camisola Amarela Jogos Santa Casa desde o prólogo voltou a impôs-se, ganhando a etapa ao fim de 2h03m13 de corrida. Com o mesmo tempo, e por esta ordem, chegaram Mireia Benito (Massi Tactic), Haether Mayer (Team LDN/Brother UK) e Vera Vilaça.

Nathalie Eklund mantém segura a Camisola Amarela Jogos Santa Casa, com uma margem de 10 segundos para Mireia Benito e de 25 segundos para Heather Mayer. Vera Vilaça é a quarta classificada, a 27 segundos. Ana Caramelho (Kiwi Atlantico Louriña) é a outra portuguesa no top 15, ocupando a 13.ª posição, a 1m18s da comandante.

Ciclismo + TV