Campeonatos Nacionais de Estrada este fim de semana em Mogadouro

PARTILHJE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

DETALHES

Mogadouro será palco, no próximo fim de semana, do Campeonato Nacional de Estrada para elite, sub-23, femininas e paraciclistas, prevendo-se que junte cerca de 300 corredores em competição. Num fim de semana de atribuição de títulos de estrada, os masters disputam o seu Campeonato Nacional em A-do-Barbas, Leiria, sábado e domingo.

Foto: FPC

O concelho de Mogadouro recebe as primeiras corridas na sexta-feira, 24 de junho. Nesse dia serão atribuídos os títulos nacionais de contrarrelógio individual, nas categorias de elite (homens e mulheres), sub-23 masculinos e paraciclismo.

Haverá dois percursos, ambos com partida na Avenida dos Comandos e chegada na Avenida Nossa Senhora do Caminho. Às 10h30 começa a correr-se nos 21,5 quilómetros que serão cobertos pela elite feminina, pelos sub-23 e pelos paraciclistas. A saída do primeiro corredor de categoria masculina de elite está prevista para as 12h15. O percurso a completar será de 33,6 quilómetros.

As provas de fundo terão como epicentro um circuito de 22,3 quilómetros, com início e final na Avenida Nossa Senhora do Caminho. É um traçado seletivo, rompe-pernas, sem ser excessivamente duro. Terá de ser a audácia dos corredores a espicaçar a seletividade, aproveitando também as zonas menos abrigadas, uma vez que se prevê vento com algum significado.

As femininas são as primeiras a competir nas provas de fundo, às 9h30 de sábado. As corredoras de elite vão completar 87,6 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 têm por diante 65,3 quilómetros, enquanto a prova de cadetes e de masters 50 irá ficar-se pelos 43 quilómetros.

Ainda no sábado, a partir das 14h30, disputa-se a prova de fundo para sub-23. Os jovens ciclistas das equipas continentais e de clube vão completar 132,2 quilómetros, resultantes de seis voltas ao circuito.

O programa de domingo abre com o Campeonato Nacional de Fundo de Paraciclismo, às 9h00, que será realizado sobre um trecho de 7,1 quilómetros do circuito comum às restantes corridas.

Às 11h30 será dado o tiro de partida para a corrida mais aguardada do programa, a prova de fundo para a elite masculina, que terá 167,5 quilómetros. Os primeiros 56,4 quilómetros serão feitos fora do circuito, com passagem por Valverde, Meirinhos e Santiago. Depois do regresso a Mogadouro, a prova corre-se no circuito delineado para todo o Nacional, terminando à quinta passagem pela meta.

Prevê-se a participação dos corredores nacionais das equipas portuguesas, assim como de alguns dos ciclistas portugueses que representam equipas estrangeiras. Neste momento estão já inscritos João Almeida, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Daniel Viegas.

Também com mais de 200 participantes, vai realizar-se, em A-do-Barbas, Leiria, o Campeonato Nacional Master. No sábado disputam-se os contrarrelógios e no domingo as provas de fundo.

O exercício individual será comum a todas as categorias competitivas, desde os amadores de elite até aos masters 70. Trata-se de um percurso de 18,5 quilómetros. O primeiro ciclista parte às 14h00 de sábado.

No domingo, o tiro de partida da prova de fundo acontece às 10h00. Os participantes desde a categoria de elite até master 35 vão pedalar ao longo de 143,5 quilómetros. Os masters 40 e 45 enfrentam 116,6 quilómetros, a prova de masters 50 e 55 tem 84,8 quilómetros, enquanto os maiores de 60 vão pedalar ao longo de 63,6 quilómetros.

Mais eventos oficiais
24 de junho: Passeio Dia Um de Portugal, Guimarães
26 de junho: 4.º Prémio de Ciclismo HM Motor, Barcelos
26 de junho: Campeonato AC Porto de XCO, Tougues, Vila do Conde
26 de junho: 2.ª Prova da Taça da Beira Alta de XCM, Molelos, Tondela
26 de junho: Encontro de Escolas de BTT, Abrantes
26 de junho: Prémio Juvenil de Palmela
26 de junho: 3.ª Prova Taça da Madeira de XCO, Terreiros, Santa Cruz