Íris Chagas 18.ª no Europeu de XCO

PARTILHJE

Íris Chagas, 18.ª, foi a melhor representante de Portugal no cross country olímpico (XCO) de sub-19 femininas do Campeonato da Europa de BTT, disputado, na tarde deste sábado, na pista de Tamengos, Anadia.

A corredora portuguesa fez uma prova sempre em progressão. Tendo partido do lugar 33 da grelha de saída, Íris Chagas foi ganhando posições e confiança para fechar a corrida no 18.º posto, a 7m58s da suíça Monique Halter, que triunfou com autoridade.

Monique Halter e a compatriota Lea Huber isolaram-se na segunda das cinco voltas ao circuito. Mas a dupla duraria pouco, porque logo na volta seguinte Halter já pedalava em solitário para construir uma vitória folgada.

Monique Halter passou a meta 53 segundos antes de Lea Huber. A polaca Natalia Grzegorzewska fechou as contas do pódio, gastando mais 1m14s do que a vencedora, numa corrida em que o calor endureceu ainda mais a prova, contribuindo para que se marcassem diferenças muito significativas.

A segunda melhor portuguesa foi Mariana Líbano, 27.ª classificada, a 10m33s da campeã europeia. Marta Carvalho doi 31.ª, a uma volta, tal como Catarina Lopes, 33.ª. Laura Simão foi 36.ª, a duas voltas, e Beatriz Sousa não terminou a corrida.

A primeira jornada de XCO ficou marcada, para Portugal, pelo sétimo lugar de Artur Mendonça na corrida masculina de sub-19.

O Campeonato da Europa de BTT termina neste domingo. Às 11h00 competem as sub-23 na disciplina de XCO, estando a prova masculina da mesma categoria etária marcada para as 14h00.

Ciclismo + TV