Grandes nomes do ciclismo de estrada de juniores e sub-23 esperados em Anadia

PARTILHJE

É já nesta quinta-feira, dia 7 de julho, que terão lugar em Anadia os Campeonatos da Europa de Estrada de juniores e sub-23. A seleção nacional irá marcar presença, com 19 atletas, distribuídos entre os setores masculino e feminino.

Depois do BTT, onde os portugueses brilharam, conquistando inclusive uma medalha de prata, com Ricardo Marinheiro, na prova de elite de eliminação BTT, seguem-se os Campeonatos da Europa de Estrada. Serão 19 atletas portugueses a representar as cores nacionais entre os dias 7 e 10 de julho em Anadia, 7 no setor feminino e 12 no setor masculino.

Para as provas da categoria de juniores o selecionador nacional de estrada de femininas, José Luís Algarra, convocou Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos. Já para as provas de sub-23 as convocadas foram Sofia Gomes, Beatriz Roxo, Daniela Campos e Beatriz Pereira. 

As primeiras provas serão as de contrarrelógio individual, onde as atletas de ambas as categorias terão de enfrentar um percurso de 22 quilómetros, que partirá do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. A prova de juniores vai ter lugar entre as 10h00 e as 11h00, onde marcará presença Mariana Líbano. O contrarrelógio individual de sub-23 vai ter lugar entre as 15h00 e as 16h00, contando com a participação de Beatriz Pereira e Daniela Campos. No dia seguinte, 8 de julho, teremos as provas de contrarrelógio misto por equipas, que contará com dois atletas de cada setor. No feminino, em juniores, serão Íris Chagas e Inês Santos a disputarem a prova, já em sub-23 a tarefa ficará entregue a Sofia Gomes e Beatriz Roxo. No setor masculino, os nomes dos atletas que irão alinhar nesta prova ainda estão por definir. A prova de juniores terá lugar entre as 10h00 e as 11h00, e a de sub-23 entre as 11h30 e as 12h30.

O fim de semana estará reservado para as provas de fundo, nas quais todas as atletas convocadas irão participar, nas respetivas categorias. No sábado, Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos vão competir entre as 10h00 e as 12h30, percorrendo um percurso de 83,1 quilómetros. Sofia Gomes, Beatriz Pereira, Daniela Campos e Beatriz Roxo vão disputar a respetiva prova de fundo de 104,5 quilómetros, no domingo, dia 10 de julho, entre as 10h00 e as 12h50. Ambas as provas, tanto no feminino como no masculino terão partida e chegada no Pavilhão de Desportos de Anadia.

José Luís Algarra, selecionador nacional de estrada responsável pelo setor feminino explica o que poderemos esperar da corrida, sublinhando a importância que terá a coesão do grupo. “Ontem já fizemos o percurso de contrarrelógio e amanhã iremos fazê-lo novamente. É um percurso complicado e, na corrida, teremos de utilizar toda a nossa capacidade para conseguir alcançar o melhor resultado. Na prova de fundo, preparar bem a corrida taticamente e a forte coesão do grupo serão essenciais, tanto em juniores como em sub-23. Será uma corrida certamente muito difícil, pois o nível das participantes, em ambas as categorias, vai ser muito alto e o percurso tem várias ratoeiras. Tem muitas partes de sobe e desce e várias mudanças de ritmo”, avançou o selecionador nacional.

No setor masculino, o selecionador nacional, José Poeira, chamou 12 atletas, seis juniores e seis sub-23, para representarem Portugal nestes Campeonatos da Europa de Estrada. Em juniores poderemos contar com António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes. Já em sub-23 os convocados são Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto. 

À semelhança do setor feminino, o contrarrelógio individual da categoria de juniores terá lugar no dia 7 de julho, entre as 11h00 e as 12h30, sendo que nesta prova poderemos contar com a participação de António Morgado e Gonçalo Tavares. A categoria de sub-23 masculinos irá competir entre as 16h00 e as 17h25, com Pedro Andrade a ser o único representante da seleção nacional. 

As provas de fundo, tanto de juniores como de sub-23, serão disputadas pelos seis atletas convocados para cada uma delas. António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes vão estar em competição no sábado, dia 9 de julho, entre as 14h00 e as 17h10. Já Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto vão representar a seleção nacional no domingo, entre as 14h00 e as 17h30. Os corredores da categoria júnior vão percorrer um total de 125,9 quilómetros, ao passo que os de sub-23 terão de enfrentar 147,3 quilómetros de prova.

O selecionador nacional, José Poeira, afirma que a sua grande aposta será a prova de fundo. “Temos corredores em ambas as categorias que andam bem no contrarrelógio. Temos o Pedro Andrade, que se sagrou recentemente campeão nacional desta especialidade e nos juniores temos dois corredores que têm tido bons resultados. No entanto, o nível aqui vai ser muito alto, pois vão cá estar alguns dos melhores do mundo. A nossa grande aposta será nas provas de fundo, tanto em juniores como em sub-23. Tal como no contrarrelógio, teremos adversários de grande qualidade e, por isso mesmo, teremos de estar muito atentos durante toda a prova. A leitura de corrida será muito importante, pois o pelotão vai acabar por começar a fragmentar-se. Vai ser uma corrida muito tática e muito técnica. Nos juniores, por exemplo, temos tido bons resultados lá fora, mas uma coisa são provas por etapas e outra são corridas de um dia, como esta”, explica José Poeira.

Campeonato da Europa de Estrada – Anadia

7 de julho

10h00-11h00: Contrarrelógio Individual – Juniores Femininas

11h00-12h00: Contrarrelógio Individual – Juniores Masculinos

15h00-16h00: Contrarrelógio Individual – Sub-23 Femininas

16h00-17h25: Contrarrelógio Individual – Sub-23 Masculinos

8 de julho 

10h00-11h00: Contrarrelógio Misto – Juniores Femininas e Masculinos

11h30-12h30: Contrarrelógio Misto – Sub-23 Femininas e Masculinos

9 de julho

10h00-12h30: Prova de Fundo – Juniores Femininas 

14h00-17h10: Prova de Fundo – Juniores Masculinos

10 de julho

10h00-12h50: Prova de Fundo – Sub-23 Femininas

14h00-17h30: Prova de Fundo – Sub-23 Masculinos

Terminado o Campeonato da Europa de Estrada, o Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia, irá receber o Campeonato da Europa de Pista, que terá lugar entre os dias 14 e 19 de julho.

Ciclismo + TV