João Matias bisa na Volta a Portugal desta vez na chegada a Viseu, Mauricio Moreira mantém de amarelo

O ciclista João Matias (Tavfer-Mortágua) venceu a quarta etapa da Volta a Portugal 2022, de 169,1 quilômetros disputada nesta segunda-feira entre as cidades de Guarda e Viseu.

Foto: Volta a Portugal

Com o tempo de 3 horas 55 minutos e 10 segundos, João Matias repetiu o triunfo desta vez na chegada a Viseu à frente do americano Scott McGill (USA/Wildlife Generation) e do espanhol Andoni López de Abetxuko (Caja Rural-RGA), segundo e terceiro, respectivamente.

Como vem sendo hábito a fuga formou-se quase de partida, desta feita ao quilómetro três. Juntou na frente Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), Alvaro Trueba (Atum General/Tavira/AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Joseba López (Caja Rural-Seguros RGA), Óscar Pelegrí (Burgos-BH), Joaquim Silva (Efapel Cycling), Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi), Robin Carpenter (Human Powered Health), Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor). A estes unir-se-ia, mais adiante, José Mendes (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

A diferença trepou para perto dos seis minutos, mas a Wildlife Generation Pro Cycling tomou o comando do pelotão, a cerca de 65 quilómetros da meta, fazendo cair a distância para a frente de corrida. A 40 quilómetros da chegada os fugitivos apenas dispunham de 2m30s, deixando em aberto todas as possibilidades de desfecho da etapa. A possibilidade real de anular a escapada motivou a LA Alumínios-Credibom-MarcosCar e a Electro Hiper Europa-Caldas a colaborarem na perseguição.

Enquanto se assistia à união de esforços no pelotão, o grupo dianteiro desunia-se, com vários ataques entre os seus membros. Sinal evidente de aproximação do fim da fuga, o que aconteceria apenas a pouco mais de dois quilómetros do risco. A partir daí foi a organização de uma disputa ao sprint.

A Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados teve uma aproximação perfeita, lançando João Matias para um sprint pleno de poder. O minhoto foi o primeiro a arrancar a aguentou a aproximação de todos os adversários para cruzar a meta ao fim de 3h55m11s, diante de Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) e Andoni López de Abetxuko (Caja Rural-Seguros RGA).

O sprint de hoje deu a camisola verde, dos pontos, a João Matias, embora em igualdade pontual com Scott McGill. Maurício Moreira continua a ser o melhor na geral da montanha, o mesmo sucedendo com Jokin Muguialday (Caja Rural-Seguros RGA) relativamente à juventude. Por equipas manda a Glassdrive-Q8-Anicolor desde o prólogo.

Foto: Volta a Portugal

Os principais homens da geral chegaram integrados no pelotão. Maurício Moreira conservou a camisola amarela e a diferença para os perseguidores mais próximos, 30 segundos sobre o colega de equipa Frederico Figueiredo e 31 segundos à melhor sobre Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Foto: Volta a Portugal

Segue-se uma jornada de descanso. O regresso à estrada acontece na quarta-feira, dia da quinta etapa, 165,7 quilómetros entre a Mealhada e o Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. É um dos momentos mais aguardados da Volta, porque a chegada será inédita. O pelotão voltista chega pela primeira vez ao Observatório de Vila Nova, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de primeira categoria. É uma subida de 9,9 quilómetros, com uma inclinação média de 8,3 por cento, com vários troços acima dos 10 e até dos 15 por cento.

Vídeo de resumo da Etapa:

Top 10 da Classificação da 4ª Etapa:

1. João Matias (POR/Tavfer-Mortágua) – 3:55:10
2. Scott McGill (USA/Wildlife Generation) – m.t.
3. Andoni López de Abetxuko (ESP/Caja Rural-RGA) – m.t.
4. Alex Molenaar (NED/Burgos-BH) – m.t.
5. Thomas Armstrong (GBR/Electro Hyper Europe) – m.t.
6. Rafael Silva (POR/Efapel) – m.t.
7. Fábio Costa (POR/Glassdrive-Q8) – m.t.
8. Alexander Grigoryev (RUS/Atum General-Tavira) – m.t.
9. Tiago Antunes (POR/Efapel) – m.t.
10. André Ramalho (POR/LA Alumínios-Credibom) – m.t.

Top 10 da Classificação geral após a 4ª Etapa:

1. Mauricio Moreira (URU/Glassdrive-Q8) – 17:54:55
2. Frederico Figueiredo (POR/Glassdrive-Q8) a 0:30
3. Luís Fernandes (POR/Rádio Popular-Paredes) a 0:31
4. Alejandro Marque (ESP/Atum General-Tavira) a 2:10
5. António Carvalho (POR/Glassdrive-Q8) a 2:12
6. André Cardoso ABTF Betão-Feirense) a 2:19
7. Delio Fernández (ESP/Atum General-Tavira) a 2:33
8. Emanuel Duarte (POR/Atum General-Tavira) a 3:32
9. Jokin Murguialday (ESP/Caja Rural-RGA) a 3:44
10. Jesús del Pino (ESP/Aviludo-Louletano) a 5:03

5ª Etapa (quarta-feira, 10 de agosto): Mealhada -Observatório Vila Nova (Miranda do Corvo) / 165,7 Km.

Ciclismo + TV