Iúri Leitão conquistou hoje o título europeu de scratch

Iúri Leitão conquistou hoje o título europeu de scratch, na corrida de encerramento do programa deste sábado do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Munique, Alemanha.

O corredor português teve um desempenho exemplar, sabendo interpretar o pulsar da corrida para atacar nos momentos certos, de forma a chegar à medalha de ouro. O scratch é uma corrida sem pontos nem sprints intermédios, vence o primeiro a cortar a meta na última volta ou aquele que consiga dobrar o pelotão mais vezes.

A corrida deste sábado tinha 75 voltas (15 quilómetros) e iniciou-se em ritmo vivo, mas sem qualquer ataque. A 60 voltas do fim deu-se uma cisão, ficando o pelotão partido em dois, com o representante de Portugal na parte de trás. Esta movimentação haveria de ser anulada dez voltas mais adiante. Nesse momento, quando parte do pelotão acusava algum desgaste devido àquele ataque infrutífero, Iúri Leitão mexeu na corrida.

O vianense saiu do pelotão a 49 voltas do final, conseguindo dobrar o grupo cinco voltas depois, colocando-se de imediato em vantagem. Como era o único corredor com mais uma volta, era o virtual vencedor.

As movimentações foram-se sucedendo, sempre com o português atento, mas nenhuma resultou em nova volta de vantagem para qualquer concorrente. Lendo novamente a corrida na perfeição, o português passou novamente ao ataque e sentenciou a corrida quando faltava cerca de um terço das voltas totais para o final. A partir daí tratou-se apenas de gerir a vantagem adquirida para, no final, comemorar a conquista do título.

Daniel Dias estreou-se em Campeonatos da Europa de elite com o 14.º lugar na perseguição individual. O corredor português cumpriu o contrarrelógio de 4 quilómetros em 4’22”428, dentro do objetivo traçado pelo selecionador nacional, Gabriel Mendes: fazer menos de 4m25s. “Não me senti totalmente confortável, ainda podia ter feito melhor dois segundos”, considera Daniel Dias. “Há detalhes a melhorar, mas esteve muito bem para a estreia nesta disciplina em Campeonatos da Europa de Elite”, assegura Gabriel Mendes.

Daniela Campos e Daniel Dias volta a subir à pista neste domingo. A corredora participará na corrida por pontos feminina, às 18h10, enquanto o ciclista irá competir na eliminação masculina, às 19h05.

Ciclismo + TV