Portugal luta por pontos UCI no Europeu de BTT em Munique, Alemanha

PARTILHJE

Portugal vai competir, amanhã e sábado, com três corredores no Campeonato da Europa de BTT, em Munique, Alemanha, procurando melhorar a participação anterior e somar o máximo possível de pontos para o ranking UCI.

Foto: FPC

Os escolhidos pelo selecionador nacional, Pedro Vigário, são Mário Costa e Ricardo Marinheiro, no setor masculino, e Joana Monteiro, para a competição feminina. Curiosamente, o mesmo trio que representou Portugal em Glasgow, há quatro anos, na anterior edição dos Europeus multidesportivos.

“O objetivo principal é somar o máximo de pontos possível, tanto na prova masculina como na feminina. São os mesmos corredores que representaram o país no anterior Europeu disputado nos mesmos moldes e, obviamente, pretendemos agora melhorar os resultados alcançados em 2018”, explica Pedro Vigário.

Em Glasgow Mário Costa foi 43.º e Ricardo Marinheiro foi 49.º, ficando ambos fora dos lugares de pontos. Joana Monteiro conseguiu, então, o 30.º lugar.

Para cumprir a meta de fazer melhor do que em Glasgow, os corredores terão de adaptar-se a uma pista exigente em termos técnicos, como puderam hoje constatar durante os treinos no recinto de competição de Munique. “É uma pista diferente do habitual, com detalhes técnicos que ainda não tínhamos encontrado. Para os dias de corrida prevê-se chuva, o que irá elevar a exigência técnica, mas acredito na competência dos corredores portugueses, que são tecnicamente bem dotados”, afirma o selecionador nacional.

A primeira prova do programa é a de elite masculina, marcada para as 16h00 desta sexta-feira. No dia seguinte, às 11h00, corre Joana Monteiro. A corrida feminina terá transmissão em direto no Eurosport 1. A RTP2 transmite em direto as competições do Europeu multidesportivo com participação portuguesa.

Ciclismo + TV