Joana Monteiro foi a única representante na prova de elite feminina do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), hoje disputada em Munique, Alemanha, classificando-se na 42.ª posição.
A corredora portuguesa entrou bem na corrida. Tendo partido no lugar 44 entre as 46 inscritas, Joana Monteiro fez uma “start loop” competente, ganhando posições e passando a circular na posição 37.
O percurso exigente física e tecnicamente, devido à chuva que tornou mais pesadas as zonas com lama e perigosas as áreas mais técnicas, foi fazendo mossa em todas as participantes e a portuguesa não foi exceção.
Após as posições ganhas na volta inicial mais curta, Joana Monteiro voltou a recuar na classificação e já se encontrava bastante atrasada, no 42.º lugar, quando, à terceira volta, partiu o encaixe do pedal. Dessa forma foi dobrada pela frente da corrida e obrigada a abandonar, sendo classificada no 42.º posto, a três voltas da vencedora Loana Lecomte.
A luta pelo ouro teve total sotaque francês. Brilhou mais forte Loana Lecomte, que viu a compatriota Pauline Ferrand Prevot ficar com a medalha de prata, a 37 segundos. O bronze foi para a neerlandesa Anne Terpstra, a 3m08s.
“Esperava-se um bocadinho mais da Joana. Ela esteve bem na ?start loop’, mas depois perdeu algum espaço”, resume o selecionador nacional, Pedro Vigário.
Num balanço global da participação masculina e feminina, Pedro Vigário reconhece que “não cumprimos os objetivos, que passavam por conquistar pontos UCI e por melhorar face ao anterior Europeu em que participámos na categoria de elite”.