Thomas Pidcock vence o Campeonato Europeu de XCO, Ricardo Marinheiro ficou em 42.º lugar

PARTILHJE

Ricardo Marinheiro, 42.º classificado, foi o melhor português no Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), disputado na tarde desta sexta-feira, no Parque Olímpico de Munique, Alemanha.

Foto: FPC

Em virtude do ranking, os dois portugueses do pelotão de 58 participantes partiram na parte de trás do grupo. Ricardo Marinheiro, como é seu timbre, arrancou muito forte e ganhou quase 20 posições logo na volta inicial mais curta (start loop). Mário Costa, mais contido, manteve-se praticamente toda a corrida na mesma zona classificativa.

Ricardo Marinheiro acabou por pagar a fatura do arranque forte, chegando a pedalar atrás do compatriota. Com o avançar da corrida, Marinheiro voltou a subir na classificação, cortando a meta no 42.º lugar, 5m13s mais tarde do que o vencedor. Mário Costa foi 48.º a passar a meta, a 8m54s.

A luta pela medalha de ouro assistiu a uma exibição de força e inteligência do britânico Thomas Pidcock. O campeão olímpico da especialidade, por estar mais centrado na carreira de estrada, ao serviço da INEOS Grenadiers, não tem uma posição de ranking que lhe permita partir junto dos restantes favoritos.

Foto: UEC

O representante do Reino Unido não perdeu a cabeça por partir mais atrás. Foi progredindo sem loucuras e entrou no grupo da frente à terceira das oito voltas. Na quarta volta passou a comandar a corrida e na quinta isolou-se para um triunfo inquestionável. O segundo foi o dinamarquês Sebastian Fini Carstensen, a 11 segundos, e o suíço Filippo Colombo fechou o pódio, a 12 segundos.

Foto: UEC

Joana Monteiro será uma das 46 participantes no XCO de elite feminina, que irá disputar-se a partir das 11h00 deste sábado.

Ciclismo + TV