João Martins vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pista para Júniores

A Seleção Nacional estará representada por João Martins no Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, que se disputa em Telavive, Israel. O português vai competir entre quarta e sexta-feira.

João Martins irá fazer grande parte do programa de resistência deste Mundial, competindo nas disciplinas de scratch, corrida por pontos e omnium. A primeira vez que subirá à pista será já nesta quarta-feira para disputar o scratch. A qualificação está marcada para as 11h35, enquanto a final está agendada para as 15h40.

No dia seguinte é a vez da corrida por pontos, na qual também se prevê necessidade de qualificação, às 9h00. A corrida pelas medalhas está apontada para as 16h00.

A disciplina olímpica de omnium vai disputar-se na sexta-feira. A qualificação acontece às 9h35. Seguem-se as quatro provas pontuáveis para o concurso: scratch (11h15), corrida tempo (13h05), eliminação (14h50) e corrida por pontos (16h50).

“Pretendemos que esta participação dê continuidade ao processo de aprendizagem, formação e desenvolvimento de competências do João Martins no contexto do ciclismo de pista, ao nível da estratégia/tática de corrida, capacidades motoras, psicológicas e organizacionais”, adianta o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Esta será a segunda participação internacional de João Martins, que, no mês passado, competiu no Campeonato da Europa de Juniores, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Em Portugal, João Martins foi quarto em omnium e nono em scratch, não tendo acabado o madison, que fez em dupla com João Marques.

“O João Martins revela um elevado potencial para estabelecer um percurso de alto rendimento ao nível do ciclismo de pista, como demonstrou no Europeu de Anadia. O Campeonato do Mundo irá proporcionar-lhe um contexto competitivo mais exigente, constituindo um importante momento de aprendizagem e desenvolvimento da formação desportiva deste jovem atleta”, conclui Gabriel Mendes.

Ciclismo + TV