Volta a Portugal de Juniores, um, dois, três, quatro do Bairrada na 2ª Etapa/1º setor

A equipa Bairrada dominou completamente o primeiro setor da segunda etapa da Volta a Portugal de Juniores, disputada na manhã desta sexta-feira, ao longo de 57,6 quilómetros, com partida e chegada em Celorico da Beira. A formação bairradina colocou quatro corredores nas quatro primeiras posições da etapa, com Rúben Rodrigues a triunfar e Gonçalo Tavares a manter a camisola amarela.

Apesar de curta, a ligação foi intensa. Com menos de um terço da distância percorrida, o pelotão partiu, deixando na frente um grupo de 25 corredores. Na dianteira a Bairrada acelerou e formou-se uma frente de corrida com apenas seis ciclistas. António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Rúben Rodrigues (Bairrada), Alejandro Merenciano (InfinObras/Zafiro Team) e Nicolas Garcia (Occitane Cyclisme Formation).

Alejandro Merenciano foi vítima de furo mal se deu a movimentação, perdendo, de imediato, o contacto com a frente da corrida. O francês manteve-se junto dos quatro bairradinos enquanto pôde. Mas os ciclistas português desferiram um ataque já na aproximação aos cinco quilómetros finais, deixando de vez Nicolas Garcia.

Na chegada a Celorico da Beira, os quatro representantes da Bairrada cortaram a meta praticamente lado a lado, com 1h25m59s. Rúben Rodrigues foi o primeiro, seguido por Daniel Lima, Gonçalo Tavares e António Morgado. Nicolas Garcia chegou 58 segundos depois. O pelotão fragmentou-se completamente.

Gonçalo Tavares continua dono de três classificações, pontos, montanha e geral individual. Nesta, o ciclista da equipa Bairrada dispõe de 41 segundos de vantagem sobre António Morgado e de 1m29s relativamente a Daniel Lima. O primeiro adversário é o quarto classificado, Werik Kaua (Valverde Team/Ricardo Fuentes), já a 4m12s. O melhor júnior de primeiro ano é Pablo Lospitao (Electromercantil/GR 100). A Bairrada comanda por equipas.

O segundo setor da segunda etapa corre-se na tarde de hoje. É um contrarrelógio de 10,8 quilómetros, entre Lajeosa do Mondego e Celorico da Beira. O primeiro corredor parte às 16h00.

Ciclismo + TV