António Carvalho vence a 2ª etapa do 31º GP Jornal de Notícias, Maurício mantém a liderança

A equipa Glassdrive-Q8-Anicolor tornou a mostrar a sua superioridade, conquistando hoje a terceira vitória em três etapas disputadas neste 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias, em Santo Tirso. António Carvalho foi o vencedor, com o seu colega de equipa, Maurício Moreira, a fechar na segunda posição. Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) terminou na terceira posição. 

Foto: Igor Martins/Global Imagens

O terceiro dia do 31.º Grande Premio Jornal de Notícias viu o pelotão partir de Santo Tirso, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, para uma viagem de 94,9 quilómetros, que teve chegada no mesmo local. 

A movimentações começaram cedo no pelotão, mas a fuga do dia só viria a surgir ao quilómetro 56. Foram 11 os elementos que integraram este grupo de fugitivos, entre eles Gaspar Gonçalves (Efapel), Micael Isidoro e Márcio Barbosa (ABTF/Feirense), David Delgado, Alberto Gallego e Vicente Hernaiz (RP/Paredes/Boavista), César Fonte (Kelly/Simoldes/UDO), José Mendes (Aviludo/Louletano), Nicolas Saez (Tavfer/Mortágua/Ovos Matinados), André Ramalho e Gonçalo Leaça (LA-Aluminios/Credibom/MarcosCar).

Ao quilómetro 72, Márcio Barbosa (ABTF/Feirense), Alberto Gallego (RP/Paredes/Boavista), André Ramalho e Gonçalo Leaça (LA-Aluminios/Credibom/MarcosCar) impuseram um ritmo mais forte, ganhando vantagem em relação ao grupo onde seguia integrados. A diferença conseguida foi de 30 segundos, numa altura em que o pelotão seguia a cerca de um minuto. 

Os dois grupos que seguiam adiantados em relação ao pelotão acabariam por ir perdendo a força, tendo sido alcançados no início da subida final, quando faltavam cinco quilómetros para o final da etapa. 

Esperava-se que esta pudesse ser uma etapa com potencial para criar algumas diferenças na classificação geral e foi precisamente isso que aconteceu. A movimentação decisiva surgiu por parte do líder da geral, Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), que lançou o ataque acompanhado pelo seu colega de equipa, António Carvalho.

Os dois corredores conseguiram impor um ritmo forte na subida, ganhando uma vantagem de 35 segundos para os seus perseguidores. Na aproximação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção foi António Carvalho a chegar-se à frente e a cortar a meta em primeiro, segundo de Maurício Moreira. O terceiro lugar ficaria para Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), que chegaria num pequeno grupo, a 40 segundos dos dois primeiros da etapa.

Após a etapa de hoje, Maurício Moreira segue líder da geral, aumentando a sua vantagem para o segundo classificado. Quem ocupa agora esse lugar é António Carvalho, a 28 segundos, com Joaquim Silva (Efapel Cycling) a descer à terceira posição da geral, seguindo a 56 segundos de Maurício Moreira. António Carvalho é quem comanda agora a geral por pontos, Henrique Casimiro (Efapel Cycling) a montanha, Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) lidera a geral sprints, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO) a juventude, e Francisco Penuela (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo). a geral amador.  A Glassdrive-Q8-Anicolor, que leva já três vitórias neste Grande Prémio Jornal de Notícias, lidera a classificação por equipas.

Amanhã teremos uma dupla tirada no Grande Prémio Jornal de Notícias, com uma etapa de manhã e outra de tarde. A terceira da prova e primeira do dia terá 56,3 quilómetros, com partida do Porto às 10h00 e chegada a Ovar (Praia do Furadouro) às 11h20. À tarde, a partida de Ovar será dada pelas 15h30, a partir de onde os corredores terão de percorrer 66,5 quilómetros até Águeda, onde está previsto chegarem pelas 17h05. 

Ciclismo + TV