O ciclista australiano Kaden Groves (BikeExchange) venceu a 11ª etapa da Vuelta a España 2022, um dia de perfil praticamente plano de 191,2 quilômetros que ligaram as instalações do ElPozo Alimentación a Cabo de Gata.
Com um tempo de 5 horas, 3 minutos e 14 segundos, Kaden Groves venceu o final em Cabo de Gata à frente do holandês Danny van Poppel (Bora-Hansgrohe) e do belga Tim Merlier (Alpecin-Deceuninck), segundo e terceiro, respectivamente.
A fuga do dia foi formada pela Tcheca Vojtech Repa (Kern Pharma), pelo holandês Jetse Bol (Burgos-BH) e pela espanhola Joan Bou (Euskaltel-Eiskadi). O trio abriu a corrida até que o pelotão terminasse com suas opções a 26 quilômetros do final.
O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl), passou o dia sem complicações e permaneceu no topo da classificação geral individual.
Não alinharam para a etapa o russo-francês Pavel Sivakov (Ineos Grenadiers), o britânico Simon Yates (BikeExchange-Jayco) e os espanhóis da equipa Kern Pharma Roger Adrià, Héctor Carretero e Pau Miquel, todos positivos para Covid-19.
Etapa marcada pela queda do francês Julian Alaphilippe (Quick Step-Alpha Vinyl), que foi ao chão a 65 quilômetros do final, acabou por abandonar por fratura da clavícula.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português na etapa ficando em 16º lugar, Nelson Oliveira (Movistar) ficou em 41º lugar e João Almeida (UAE Team Emirates) em 66º lugar, todos com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, João Almeida subiu para sexto, devido à desistência de Simon Yates (BikeExchange – Jayco) devido à Covid-19.
A Vuelta a España continuará nesta quinta-feira com a disputa de sua décima segunda etapa, de 192,7 quilômetros com partida em Salobreña e chegada no alto de Peñas Blancas (Estepona).
Vídeo do último Km da etapa:
Top 10 da Classificação da 11ª etapa:
1. Kaden Groves (AUS/BikeExchange) – 5:03:14
2. Danny van Poppel (NED/Bora-Hansgrohe) – m.t.
3. Tim Merlier (BEL/Alpecin-Deceuninck) – m.t.
4. Juan Sebastián Molano (COL/Emirados Árabes Unidos) – m.t.
5. Mads Pedersen (DEN/Trek-Segafredo) – m.t.
6. Daniel McLay (GBR/Arkéa-Samsic) – m.t.
7. John Degenkolb (GER/DSM) – m.t.
8. Fred Wright (GBR/Bahrein-Vitorioso) – m.t.
9. Cedric Beullens (BEL/Lotto-Soudal) – m.t.
10. Boy van Poppel (NED/Intermarché) – m.t.
Top 10 da Classificação geral após a 11ª etapa:
1. Remco Evenepoel (BEL/Quick Step-Alpha Vinil) – 39:39:04
2. Primoz Roglic (SLO/Jumbo-Visma) a 2:41
3. Enric Mas (ESP/Movistar) a 3:03
4. Carlos Rodriguez (ESP/Ineos Grenadiers) a 3:55
5. Juan Ayuso (ESP/Emirados Árabes Unidos) a 4:53
6. João Almeida (POR/Emirados Árabes Unidos) a 6:45
7. Miguel Ángel López (COL/Astana) a 6:50
8. Tao Geoghegan Hart (GBR/Ineos Grenadiers) a 7:37
9. Ben O’Connor (AUS/Ag2r-Citroën) a 7:46
10. Thymen Arensman (NED/DSM) a 8:44
12ª Etapa: Salobreña – Peñas Blancas (Estepona) / 192,7 Km.