Seleção Nacional prepara Mundial de Estrada com corrida em Itália

A seleção nacional de juniores irá marcar presença no 46.º Giro Della Lunigiana, em Itália, com seis corredores. A corrida, composta por cinco etapas, terá lugar entre os dias 1 e 4 de setembro. 

O selecionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores para o 46.º Giro Della Lunigiana, que terá como objetivo a preparação dos corredores para o Campeonato do Mundo de Estrada de Juniores que se avizinha. Entre eles estão António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e José Bicho (Almodôvar/Formação Team SCAV).

“Entre a Volta a Portugal de Juniores e o Campeonato do Mundo de Estrada de Juniores eram muitas semanas de intervalo sem competir. Por isso, tal como muitas outras seleções, optámos por fazer esta corrida como forma de preparação para o mundial. Entre os corredores selecionados vamos ter quatro com mais experiência lá fora e dois que nunca participaram em provas internacionais deste género, como é o caso do João Martins e do José Bicho. No entanto, têm mostrado estar a um bom nível e merecem esta oportunidade”, explicou José Poeira.

A prova, que se realizará na zona de Génova, terá três etapas completas e duas meias etapas. Segundo o selecionador nacional, “é uma prova que tem algumas etapas mais planas e mais fáceis e outras mais difíceis com alguma montanha. Não vai ser uma corrida fácil, pelo pelotão internacional de excelência que vai marcar presença. No entanto, como sempre, faremos o nosso melhor para honrar o país que representamos e vamos lutar por um bom resultado”.

A primeira etapa, que terá lugar no dia 1 de setembro, vai ligar Portofino e La Spezia, num percurso de 91,2 quilómetros. Nesta etapa os corredores vão ter pela frente três subidas, duas de primeira categoria e uma de terceira. A partida está prevista para as 09h40 e a chegada para as 12h10 (hora portuguesa). 

O segundo dia de competição terá duas meias etapas. A primeira, que se irá disputar entre Portovenere e Sarzana num percurso de 46,8 quilómetros, será uma etapa plana. A partida será dada pelas 08h10, estando a chegada prevista para as 09h35. A segunda meia etapa será disputada em Massa e será mais difícil do que aquela disputada durante a manhã, pois terá um prémio de montanha de primeira categoria, em San Carlo Terme. O percurso terá um total de 56,9 quilómetros, sendo que o início está previsto para as 14h25 e o final para cerca das 15h45.

No sábado, dia 3 de setembro teremos a quarta etapa, que irá ligar Pontremoli a Fivizzano, num percurso de 97,9 quilómetros. Esta etapa terá também uma subida de primeira categoria, em Reusa. A partida será dada pelas 13h45 e a chegada está prevista para as 16h10.

A última etapa, que terá lugar no domingo, dia 4 de setembro, será a mais longa de toda a prova. A tirada de 102,4 quilómetros que levará o pelotão de juniores de Ceparana a Casano Di Luna, vai voltar a testar os trepadores, com dois prémios de montanha de primeira categoria, um em Montemarcello e outro em Ortonovo Paese, este último já nos últimos 15 quilómetros. A partida será pelas 08h25 e a chegada pelas 10h50.

Ciclismo + TV