Tomás Contte bisa no 31º GP JN ao vencer a 5ª etapa, Maurício Moreira mantém a liderança

Depois de ter vencido a etapa de ontem em Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) tornou a erguer os braços em Viana do Castelo. Rafael Silva (Efapel Cycling) foi segundo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) fechou na terceira posição.

Foto: Igor Martins/Global Imagens

A quinta etapa da prova teve um total de 139,6 quilómetros, com partida e chegada em Viana do Castelo. A corrida esteve bastante movimentada desde início, com várias equipas a tentarem colocar elementos na frente. Uma dessas tentativas surgiu por parte de dois corredores: Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Vicente Garcia De Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que ainda conseguiram ganhar 45 segundos de vantagem em relação ao pelotão. 

No entanto, no grupo principal, o ritmo foi aumentando, acabando com as esperanças deste duo. Ao quilómetro 79, logo após o prémio de montanha, surgiu o ataque decisivo, que juntou na frente da corrida um grupo de 16 corredores, entre eles alguns dos favoritos à vitória na geral. 

Joaquim Silva, Henrique Casimiro e Rafael Silva (Efapel), Maurício Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Luís Fernandes, Hugo Nunes e Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Vicente De Mateos, José Mendes e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Álvaro Trueba (Atum General-Tavira- AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Francisco Penuela (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) chegaram a ter cerca de 45 segundos de vantagem para o pelotão, diferença essa que foi suficiente para garantir a chegada num grupo mais reduzido. 

A vitória, tal como aconteceu no dia de ontem, seria discutida ao sprint, com Tomás Contte a superiorizar-se, mais uma vez, à concorrência. Rafael Silva foi segundo na etapa, seguido de Fábio Costa, que fechou na terceira posição.

A chegada adiantada deste grupo que integrava os favoritos a vencer a corrida, levou a que não houvesse alterações na classificação geral. Na classificação geral continua tudo na mesma, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) lidera a geral amador juntando hoje também a da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A sexta etapa, no dia 3 de setembro terá também partida e chegada no mesmo local, desta feita, em Valongo. O percurso conta com um total de 132,7 quilómetros, estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h05.

Ciclismo + TV