Títulos de XCO e de XCC disputam-se em Leiria

PARTILHJE

O BTT continua em destaque na agenda nacional de ciclismo. No próximo fim de semana, Marrazes, concelho de Leiria, será palco dos Campeonatos Nacionais de cross country olímpico (XCO) e de cross country curto (XCC).

O Monte do Pilar, Paços de Ferreira, recebe a primeira das quatro provas do troféu Final Season presented by Shimano em Downhill (DHI).

A competição em Marrazes começa na manhã de sábado. Às 9h15 inicia-se o Campeonato Nacional de XCC, que decorrerá numa pista de 1500 metros, na qual serão discutidos os títulos de elite, juniores, cadetes e masters.

Às 15h30 de sábado corre-se a primeira edição do Campeonato Nacional de XCO para juvenis. Numa pista de 2500 metros, os corredores do último ciclo das categorias de escolas terão a oportunidade de conquistar o primeiro título nacional da carreira desportiva.

A agenda de domingo é mais preenchida e ocupará a totalidade da pista de Marrazes, com um perímetro de 4900 metros. Às 9h00 correm os cadetes, masculinos e femininos. Às 10h45 será dado o tiro de partida para os juniores masculinos e para as diferentes categorias femininas.

A prova de masters e de paraciclismo acontece às 12h30. A disputa dos títulos de elite e de sub-23 masculinos está marcada para as 14h30.

O final da época será marcado pela realização de quatro provas de DHI, integradas no troféu Final Season presented by Shimano. A primeira é já no próximo domingo, no Monte do Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira.

Com os treinos oficiais agendados para sábado, a competição centra-se no domingo. A manga de qualificação vai arrancar às 14h00. Uma hora e meia depois acontece a descida que definirá a classificação. Podem participar atletas de todas as categorias etárias desde infantis até masters.

O troféu Final Season irá prosseguir em Lorvão (9 de outubro), Sintra (29 de outubro) e Estoi
(20 de novembro).

Mais eventos oficiais

1 de outubro: 7.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Porto Santo
2 de outubro: L’Étapa de Portugal by Tour de France, Viana do Castelo
2 de outubro: BTT Azibo, Macedo de Cavaleiros
2 de outubro: 4.ª Prova do Troféu de Maratona BTT da Beira Interior, Pinhel
1 e 2 de outubro: Transcávado BTT, Esposende
1 e 2 de outubro: GP Skoda JH Ornelas, Cidade de Lagoa, S. Miguel, Açores
2 a 8 de outubro: Transportugal Roads

Ciclismo + TV