Tadej Pogacar vence frente a Enric Mas na Il Lombardia

Tadej Pogacar, ciclista esloveno da equipa dos Emirados Árabes Unidos, venceu a 116ª edição da Il Lombardia, a ‘Clássico das Folhas Mortas’, o último Monumento do ano que foi disputado neste sábado em uma rota exigente de 253 quilômetros que começou em Bérgamo e terminou em Como.

Após 6 horas, 21 minutos e 22 segundos, Pogacar venceu no final em Como, bem perto da fronteira com a Suíça, bem perto dos Alpes, à frente do espanhol Enric Mas. Em terceiro lugar ficou o compatriota Mikel Landa (Bahrein-Vitorioso).

Os últimos quilômetros da “Clássica das folhas mortas” foram de grande espetáculo com um grande duelo entre Pogacar e Mas. Os dois ciclistas se puseram à prova na subida final mas sem nenhum dos dois fazer diferença, chegando juntos á linha de chegada onde o esloveno foi mais forte no sprint final.

A 10 segundos chegou Mikel Landa, que não conseguiu junto com a dupla na frente, apesar de dar tudo em cada ataque.

Em quarto lugar ficou o colombiano Sergio Higuita (Bora-Hansgrohe), o quinto Carlos Rodríguez (Ineos Grenadiers) e o quinto Alejandro Valverde (Movistar).

A corrida serviu para a despedida da carreira esportiva de Alejandro Valverde, Vincenzo Nibali (Astana) e Mikel Nieve (Caja Rural-seguros RGA), este último com a pior por ter sofrido uma queda a 156 quilômetros do fim que o forçou a abandonar.

De salientar o grande trabalho de João Almeida a fazer a seleção final na Madonna del Ghisallo, colocando nomes como Gino Mader ou Julian Alaphilippe em grandes dificuldades.

Tadej Pogacar repetiu, assim como vencedor do teste que já venceu em 2021.

Top 10 da Classificação da Il Lombardía 2022:

1. Tadej Pogacar (SLO/Emirados Árabes Unidos) – 6:21:22
2. Enric Mas (ESP/Movistar) – m.t.
3. Mikel Landa (ESP/Bahrein-Vitorioso) às 0:10
4. Sergio Higuita (COL/Bora-Hansgrohe) às 0:52
5. Carlos Rodriguez (ESP/Ineos Grenadiers) em 0:52
6. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) em 1:24
7. Bauke Mollema (NED/Trek-Segafredo) às 1:24
8. Rudy Molard (FRA/Groupama-FDJ) em 1:24
9. Romain Bardet (FRA/DSM) em 1:24
10. Adam Yates (GBR/Ineos Grenadiers) at 1:26

Ciclismo + TV