Telmo Pinão bate Recorde Pessoal no Contrarrelógio de um Quilómetro

O português Telmo Pinão cumpriu hoje o objetivo de melhorar o recorde pessoal na prova de 1 km contrarrelógio, integrada no Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, que decorre em Saint-Quentin-en-Yvelines.

Foto: António Borga

O corredor paralímpico completou o curto contrarrelógio em 1’20”668, ganhando quase dois segundos ao seu anterior máximo pessoal. Este desempenho valeu a Telmo Pinão o décimo lugar na classificação geral de 1 km contrarrelógio do Campeonato do Mundo.

O representante de Portugal gastou mais 12,303 segundos do que o mais veloz na qualificação, o francês Alexandre Leaute, que se tem revelado imbatível. Depois de ontem ter estabelecido o recorde mundial de 200 metros com partida lançada, Leaute estabeleceu hoje o novo máximo mundial de 1 km contrarrelógio, superando o seu anterior registo por quase um segundo.

A nova marca de referência passa a ser 1’08”365. O segundo na corrida desta manhã foi o japonês Shota Kawamoto, com 1’10”942. O terceiro, com 1’11”226, foi o australiano Gordon Allan.

Ao fim de dois dias, com duas vitórias, Alexandre Leaute comanda a geral de omnium, somando 80 pontos. Shota Kawamoto acumula 76. O terceiro, com 68 pontos, é o irlandês Chris Burns. Telmo Pinão soma 48, ocupando o nono lugar da classificação geral.

Telmo Pinão disputa, no sábado, os três quilómetros da prova de perseguição individual. Além de ser uma corrida com classificação e pódio autónomos, também é pontuável para a geral de omnium.

Ciclismo + TV