Telmo Pinão termina omnium no nono lugar

O português Telmo Pinão encerrou ontem, em Saint-Quentin-en-Yvelines, a participação no Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, sendo o nono classificado no concurso de omnium de classe C2.

Foto: António Borga

Ao contrário do que acontece no ciclismo, o omnium de paraciclismo não se disputa num único dia com provas exclusivamente pontuáveis para este concurso. No paraciclismo, o omnium estende-se ao longo de quatro dias com os corredores a participarem em outras tantas provas, das quais apenas os 200 metros com partida lançada não têm classificação e pódio independentes do omnium.

Depois de ter sido oitavo nos 200 metros com partida lançada, décimo em 1 km contrarrelógio e 12.º na perseguição individual, Telmo Pinão foi hoje o 13.º classificado no scratch, corrida de 60 voltas (15 quilómetros), que o português disputou pela primeira vez.

O ritmo muito elevado fez mossa e apenas dois corredores terminaram na mesma volta. O francês Alexandre Léauté confirmou o favoritismo e impôs-se diante do australiano Darren Hicks. Seguiram-se oito corredores que perderam uma volta para os mais fortes, com o espanhol Maurice Eckhard Tio a ser o terceiro.

Telmo Pinão ficou no grupo dos que cederam mais do que uma volta, tendo de abandonar a corrida antes do fim. Acabaria classificado na 13.ª posição.

Transpondo os resultados do scratch para a classificação geral de omnium, Alexandre Léauté ficou com a camisola arco-íris, graças aos 160 pontos, que atestam ter vencido todas as corridas pontuáveis. O japonês Shota Kawamoto somou 142 pontos e ficou com a medalha de bronze. O belga Ewoud Vromant fechou o pódio, com 130 pontos. Telmo Pinão totalizou 88 pontos, o que lhe valeu a nona posição na geral do omnium.

“Todo este Mundial foi uma excelente aprendizagem. Não fosse o problema de saúde que lhe prejudicou a preparação e o Telmo poderia ter feito melhor ainda. Mas não vamos dramatizar essa situação. O balanço é positivo e estamos todos de parabéns”, afirma o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Ciclismo + TV