Avancini bisa na segunda etapa da Santander Brasil Ride Bahia 2022 

PARTILHJE

Henrique Avancini e Marcella Toldi são os grandes campeões na solo da segunda etapa; a atleta da equipe feminina chegou com seis minutos de vantagem da segunda colocada. 

Foto: Brasil Ride

A prova desta quarta-feira, dia 25, foi emocionante para a solo elite masculina.  Henrique Avancini -Cannondale Factory Racing (2h15m42s), Gustavo Xavier – Specialized Racing BR (2h15m43s) e Hans Becking – Buff Megamo Team (2h15h44), cruzaram a linha de chegada com diferença de segundos.  

Avancini conquistou a segunda vitória da ultramaratona e disse que depois de um jejum de alguns anos seu grande desafio é suportar uma stage race.  “Por enquanto estou em boa forma  física e me senti bastante confiante e sob controle durante toda a prova. O percurso foi duro, muitas subidas, trilhas extremamente molhadas e pesadas, foi desafiador. Apesar da vitória, tenho grandes oponentes, e qualquer vantagem que puder ter agora é boa”, revelou.  

O percurso teve 57,2 km e 711m de altimetria acumulada e, apesar de não ser uma etapa  muito técnica, a etapa contou com vários trechos de downhill e muitos singletracks. O roteiro em meio à Mata Atlântica, na Costa do Descobrimento, raízes, folhagem, lama e terchos escorregadios exigiram cautela dos participantes e alguns tombos foram inevitáveis.

Seis minutos – Para a brasileira Marcella Toldi – Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros  (2h48m32s) foi dia de tirar a diferença do quarto lugar do Prólogo, passando para a primeira colocação, com uma diferença de 6 minutos (2h42m31s), ante o resultado da espanhola Anna Jördens – Doctore Bike 2 (2h48m32s) e quase 13 minutos à frente da alemã Naima Diesner – Brasil Ride (2h55m21) nessa etapa. 

Foto: Brasil Ride

Marcella Toldi explicou que seu objetivo era seguir com as meninas, mas o planejamento mudou. A atleta teve problemas mecânicos mas que não a impediram de ser a lider de amanhã em sua categoria. 

“Larguei e abri vantagem e, quando cheguei no primeiro singletrack quebrei um raio da roda. Nesse ponto não vi mais as meninas e segui para o tudo ou nada. A Anna (Jördens) me acompanhou por um tempo, mas não estava conseguindo fazer a subida, então continuei no meu ritmo, para garantir a posição, pois não dá pra saber como vai ser amanhã. Em uma das subidas um cara caiu na minha frente, me derrubou e meu câmbio quebrou. Os últimos 10 km foram de desespero, olhando para trás e encaixando marcha na mão. Vim com que deu e foi maravilhoso”, ressalta.

Guaratinga – Amanhã, dia 26, a etapa começa na Uiki, em Arraial d’Ajuda, às 7h30, e segue até Guaratinga. O percurso compreende 128 km e 2.660 m de altimetria, e é uma das maiores etapas da ultramaratona e do mundo. Em virtude do cancelamento da etapa de ontem, a programação estará sujeita a alterações.


Classificação Etapa 2:

Masculino

1- Henrique Avancini – Cannondale Factory Racing – 2h15m42s

2- Gustavo Xavier – Specialized Ranking BR – 2h15m43s

3- Hans Becking (HOL) – Buff Megamo Team 2h15m44s

Feminino

1- Marcella Toldi – Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros  – 2h48m32s

2- Anna Jördens (ESP) – Doctore Bike 2 – 2h48m32s

3- Naima Diesner (ALE) – Brasil Ride – 2h55m21

Dupla Feminina

1 – Daniela Hackenhaar e Fabiane Cunha – Unidas Aluguel de Carro – 5h26m09s

2 – Bárbara Domingues e Fernanda Mafra – Babi/Fefe – 6h01m43s

Dupla Mista

1 – Thales Souza e Celina Carpinteiro (POR) – BTT Loulé Elevis Seleção Castroalvense MTB – 3h48m23s

2 – Fabio Oliveira e Daniele Rios – Seleção Castroalvense MTB Dantas Bike – 3h57m00s

3 – Felipe Costa e Sabrina Gobbo  – Galera do Pedal/ USA  – 4h03m23s

Dupla Open

1 – Lucio Soares e Paulo Vieira – Mercado da Bike Arantes Race/ B. Aventuras – 3h20m03

2 – Breno Luca e André Aikawa – Bike Tech Brasília – 3h28m04s

3 – Rodolfo Borges e Pedro Moura – One Elo – 3h30m45s

Ciclismo + TV