Edson Rezende garante primeiro lugar e Marcella Toldi segue na liderança na terceira etapa da Santander Brasil Ride Bahia 2022

PARTILHJE

Marcella Toldi garante liderança folgada na solo elite feminina; Edson Rezende vence seguido por Henrique Avancini e Tiago Ferreira.

Foto: Rosita Belinky / Brasil Ride

Considerado um dia crucial da Santander Brasil Ride Bahia, a etapa Arraial – Guaratinga é um teste físico e mental, tanto por tempo de prova, quanto pelas dificuldades no percurso de 134km e de mais de 2.600 metros altimetria acumulada.  

Para muitos é o dia de superação, dia em que os participantes entram de verdade na prova, que parte de Arraial d’Ajuda e segue até o acampamento da Vila Santander Brasil Ride Bahia, em Guaratinga. 

Depois da prova de ontem (25), cheia de singletracks, lama e downhill, hoje o sol de 32oC, mas com sensação térmica de 44oC em alguns trechos, o cuidado com a hidratação foi crucial para chegar ao final da prova em aceitável forma física. 

A categoria solo elite masculina, contou com um novo protagonista no pódio: Edson Rezende – Caloi  Henrique Avancini Racing (4h50m35s) que venceu a etapa e agora vestirá a camisa branca (Melhor Atleta das Américas na próxima etapa.  Henrique Avancini  –  Cannondale Factory Racing (4h50m36s) segue líder com a camisa amarela e o português Tiago Ferreira – DMT Racing Team by Marconi (4h50m37s) na vice-liderança, com desvantagem de pouco mais de um minuto. 

Vitória Especial – O campeão do dia disse que essa vitória foi especial. “Gosto demais dessa etapa e me preparei bastante. Hoje utilizei uma boa estratégia, me posicionei bem no começo e me mantive com o primeiro pelotão. Viemos bem e deu para tirar bastante diferença. Cruzar a linha em primeiro, em uma prova tão dura como esta, é gratificante. Sinto que estou no caminho certo e que o trabalho está sendo bem feito. Estou muito feliz”, revelou Edson, explicando que a etapa da prova que mais difícil foi o começo, que foi bem intenso, por conta da lama, mas conseguiu se despontar e garantir sua primeira vitória na temporada. 

Acompanhando o pelotão, diversos curiosos se tornaram ‘batedores’ da elite masculina. O mecânico de motos, Leandro Marinho Lacerda foi um dos 15 motociclistas, que acompanhou o grupo. “Somos de Eunápolis e viemos para acompanhar a prova com motos não preparadas, nossos veículos de trabalho. Uns dois da turma caíram mas o resto veio bem. Foi emocionante ver de perto ‘os caras’ do ciclismo mundial”, revelou. 

Segunda vitória – Pelo terceiro dia, Marcella Toldi – Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros (6h04m02s), teve problemas mecânicos, mas a força e estratégia a ajudaram a vencer a etapa Arraial d’Ajuda – Guaratinga.

“Comecei bem, mas tive problemas na bateria do câmbio, mas deu tudo certo. No Prólogo estava desidratada e não pude dar o meu melhor. Hoje terminei a etapa me sentindo bem em uma etapa dura. A parte do percurso mais difícil foi quando minha bike deu problema e fiquei desesperada e desolada. Vi o pelotão indo embora e pensei ‘acabou a prova, não tem o que fazer’. Mas acalmei depois de fazer 10/ 15 km sem marcha e na luta mental. Quando achei o problema e resolvi continuei seguindo. Esta prova foi uma grande superação para mim. Hoje eu fiz a minha prova, não tentei seguir ninguém, fui no meu ritmo e fluiu. As outras etapas vão ter que ser assim, independente do resultado”, explicou.  O ranking ainda contou com a brasileira Daniela Costa (6h17m00s) e a alemã Naima Diesner – Brasil Ride (6h17m09s).

Marcella aproveitou para agradecer a parceria da dupla campeã do Grand Master e líder da categoria Gustavo Jorge e Abraão Azevedo – AAZ Sports.., que a incentivou e fez companhia durante parte da prova. 

Vila  – Na quinta-feira (27), a largada da quarta etapa, que tem 101 km e 2.200 m de altimetria, será às 7h30. A etapa Rainha é um teste extremo: são 600 m de desnível em uma serra de forte inclinação, por cerca de 8 km.  Nessa etapa, os ciclistas percorrem a unidade de conservação do Parque Nacional do Alto Cariri, na divisa com Minas Gerais, os distritos de Monte Alegre e São João do Sul, em Guaratinga e atingem o ponto mais alto nos sete dias, com 780 m de altitude. A subida é difícil e desafiadora e com muito single track. A etapa também é marcada por lindos visuais. Os 3 primeiros atletas que cumprirem a prova até 12h são premiados. Os resultados oficiais e a premiação ocorrem às 18h e às 20h15, respectivamente.

Classificação Etapa 3:

Masculino

1- Edson Resende – Caloi  Henrique Avancini Racing – 4h50m35s

2- Henrique Avancini  –  Cannondale Factory Racing – 4h50m36s

3- Tiago Ferreira – DMT Racing Team by Marconi – 4h50m37s 

Feminino

1- Marcella Toldi – Johny Lin / Ciclovia Rio Pinheiros  – 6h04m02s

2-  Daniela Costa – 6h17m00s

3- Naima Diesner (ALE) – Brasil Ride – 6h17m09s

Dupla GranMaster

1 – Abraão Azevedo/ Gustavo Jorge – AAZ Sports.. – 6h04m:03s

2 – Ricardo Francisco/ Rogério Melo – Unidas Alugue de Carros 6h50m09s

3 – Fernando Oliveira/ Reinaldo Oliveira – Carmelita Piauí – 6h53m09s

Dupla Guarini

1 – Raone Gonçalves/ Anderson Molinari – Brasil Ride – 5h43m34s

2 – Marcio Monteiro/ Pedro Miranda – Vai Joosy – 5h57m06s

3 – Gustavo Altolphi/Marcio Fidelix  – Pedal Urbano/Litoral Bike – 6h06m05s

Dupla Iron Rider

1 – Wesler Godoy/ Claudio Cesar – Montecelli – 6h50m51s

2 – Lucas Cintra/ Bruno Barbosa – Visual Bike – DeIuka – 7h04m28s

3 – Guilherme Jacinto/ Roberto Trevisol – Abrolhos Team – 7h23m12s

Ciclismo + TV