Campeões Nacionais Sub-23 Afonso Eulálio e Pedro Andrade, os bons filhos à casa tornam

Afonso Eulálio (30/09/2001) e Pedro Andrade (31/05/2000) regressam em 2023 à ABTF Betão-FEIRENSE. Os vigentes campeões nacionais sub-23 de fundo e de contra-relógio voltam a pedalar de castelo ao peito, com as cores da equipa sediada em Santa Maria da Feira, onde também realizaram a sua formação.

Foto: João Fonseca

Afonso Eulálio, de 21 anos, conquistou na presente temporada o título nacional de fundo no escalão de sub-23, uma vitória que veio sublinhar a extraordinária época realizada de forte crescimento das suas qualidades já conhecidas. O ano de 2022 foi prova disso mesmo, tendo-se destacado como um dos principais ciclistas de trabalho do pelotão, mas também com importantes resultados a nível individual, nomeadamente a vitória do Circuito de S. Bernardo, 2.º no Circuito de Nafarros, 6.º no Circuito da Malveira, 10.º na Prova de Abertura, 13.º na Volta a Portugal do Futuro, 13.º na Volta a Albergaria e 15.º na Clássica da Primavera. Enquanto ciclista da equipa do Clube Desportivo Feirense já tinha evidenciado o seu jovem potencial com a vitória da camisola da juventude no Grande Prémio O Jogo, em 2021.

Foto: João Fonseca

Pedro Andrade, de 22 anos, alcançou este ano o título nacional de contra-relógio em sub-23, depois de ter conquistado a medalha de ouro na prova de fundo do mesmo escalão em 2021, triunfo já alcançado em 2018 no escalão júnior. No primeiro ano a pedalar numa equipa de categoria continental, em 2019 na estrutura do Clube Desportivo Feirense, alcançou de imediato uma importante vitória na 4.ª etapa do Grande Prémio Abimota, num ano de franco crescimento, que o levou a dar o salto para o pelotão internacional, ingressando por duas épocas na norte-americana Hagens Berman Axeon.

Foto: João Fonseca

Filho do director desportivo Joaquim Andrade, Pedro Andrade confessa: “É com muito orgulho que regressarei a casa, onde fui muito feliz em 2019. Teremos um grupo bastante forte e tudo faremos para fazer de 2023 um ano inesquecível!”

Ciclismo + TV