Paulo Mendes sagrou-se, neste sábado, campeão nacional de BMX Frestyle, impondo-se, em Pombal, na categoria Pro +15 anos, o principal escalão em competição.
Um ano depois de esta disciplina estrear-se no programa dos Jogos Olímpicos, disputou-se o primeiro Campeonato Nacional sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo. E o arranque foi um sucesso, com mais de 60 participantes na edição de estreia.
A categoria de maiores de 15 anos designada Pro +15 anos era a mais importante do programa e foi aquela que juntou mais participantes. O melhor de todos foi Paulo Mendes, que terminou as duas apresentações da final com 65,67 pontos.
A luta pelos restantes lugares de pódio foi muito apertada. Jean da Silva conseguiu a segunda posição, com 61,50 pontos, seguindo-se Diogo Santos, com 61,00 pontos.
Marco Jerónimo, com 47 pontos, foi o melhor na categoria Amador + 13 anos. Foi acompanhado no pódio por Afonso Cardoso, que somou 29 pontos, e por Igor Pereira, com 26,67.
Nos mais novos, os sub-23, destacou-se Francisco Fernandes, com 54 pontos. João Coito foi segundo, com 24 pontos, e Gonçalo Quaresma fechou o pódio, com 23,33.
Apesar de tratar-se do Campeonato Nacional, decidiu-se permitir a participação de ciclistas estrangeiros, embora sem atribuição de títulos. O melhor desta prova aberta foi Raymond Rudolf, com 77,67 pontos.