Tiago Ferreira e Flávia Oliveira são os grandes vencedores do Red Bull Gravel X

PARTILHJE

Tiago Ferreira e Flávia Oliveira foram os grandes vencedores da Red Bull Gravel X após quase 300 km e 4.500 m de desnível positivo pelos vales e serras de Santa Catarina, no Brasil.

Foto: Fábio Piva

O Vale Europeu de Santa Catarina, berço de grandes nomes do ciclismo nacional, como Hans Fischer, celebrou a modalidade. A programação envolveu a comunidade de Timbó, cidade-sede da prova. O Pavilhão de Eventos Henry Paul foi o local de largada.

A primeira etapa foi de 155 km e mais de 2.300 metros de altimetria. Os mais de 100 atletas passaram por diferentes cidades entre Timbó e Doutor Pedrinho, local da linha de chegada da etapa realizada no sábado (3). O trecho final do percurso reservava o desafio Rei e Rainha da Montanha, promovido pela Strava, aos melhores da Subida dos Anjos, um grande aclive de quase 10 km até a chegada.

Tiago Ferreira e Flavia Oliveira venceram o desafio de subida, bem como a etapa. O ciclista português abriu diferença para os demais justamente na Subida dos Anjos. “O gravel é uma modalidade completamente nova para mim. Nunca tinha feito nada de gravel, tive contato com a bicicleta apenas quatro dias antes da etapa. Tive alguns problemas no caminho, mas na subida longa consegui ficar na frente” , contou.

O campeão mundial de Maratona de 2016 fechou os 155 km da etapa em 5h13m21s, com 6 minutos de vantagem.

Foto: Fábio Piva

O gravel foi uma novidade também para a segunda colocada da primeira etapa na prova feminina. A triatleta Bia Neres deixou a modalidade de lado no fim de semana para participar pela primeira vez de uma competição de travessia gravel. “Gosto de novos desafios. Já fiz provas de MTB para ganhar força no triatlo. Mas vi no gravel essa possibilidade pela dificuldade de correr na terra e da variação de piso. Sofri muito nesta primeira etapa, foi na raça em vários momentos”, contou a triatleta, que encerrou a primeira etapa em 6h18m56s. A vencedora, Flavia Oliveira, marcou 5h55m48s.

O ponto de chegada do primeiro dia foi o local da largada do segundo dia. Os mais de 100 atletas começaram a etapa 2, neste domingo (4) em Doutor Pedrinho rumo aos Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó (SC). Além de distância menor, os 132 km tiveram um percurso mais rápido, apesar dos 2.400 metros.de altimetria acumulada. O grande desafio foi o sobe e desce em todo o trajeto, além da chuva que apareceu na reta final da prova para os primeiros colocados.

Pódio da Geral final Masculina:

Foto: Fábio Piva

Sob forte chuva, Felipe Cristiano da Paixão Marques puxou a fila de outros três atletas para ganhar a segunda etapa, com o tempo de 4:46:51, seguido de André Gohr e Ulisses Abbud, que também estiveram no top 3 na véspera.

“Fui prejudicado na primeira etapa com um furo de pneu. Neste domingo a ideia era conquistar um bom resultado, com a disputa, minha estratégia foi ganhar etapa”, contou o atleta de contrarrelógio de Juiz de Fora (MG). A prova masculina foi dominada por um bloco de quatro ciclistas. Entre eles, o campeão Tiago Ferreira, que andou junto o tempo todo e deixou a disputa do primeiro lugar para os demais. Fez o suficiente para ser o campeão geral do Red Bull Gravel X.

“Não esperava ter a performance do primeiro dia, após apenas duas semanas de treino. Nesta segunda etapa, eu teria que me defender. Ficamos em quatro no final, e meu trabalho era estar com eles. Eles puxaram para chegar ao fim, e acompanhei sem lutar por este pódio. Estou contente por vencer a minha competição de gravel da carreira, ainda mais um evento desse, de excelente organização”, falou Tiago.

A estratégia de aproveitar a vantagem construída na primeira etapa também foi a de Flavia Oliveira. No entanto, com experiência de gravel no currículo, ela repetiu a a vitória da véspera, com Bia Neres novamente como a segunda colocada. “O percurso foi muito lindo, mas muito difícil. Praticamente não havia parte plana em nenhum momento. Eu resolvi me preservar mais depois da loucura do dia anterior. A organização está de parabéns pelo nível da competição, nota 10”, comentou Flávia, que tem mais de duas dezenas de provas de travessia gravel na carreira.

“Conseguimos mostrar as belezas de Timbó e de todo o Vale Europeu em uma competição de alto nível em todos os sentidos. Seja dos atletas, que disputaram muito as primeiras colocações, e também em trazer para Santa Catarina uma competição de nível internacional, com uma excelente organização desde a recepção aos competidores até a festa de encerramento do evento”, avaliou Ana Lidia Borba, CEO da Flows, empresa realizadora do Red Bull Gravel X.

Top 3 da Geral Masculino

1. Tiago Ferreira, 10h00m22
2. Ulisses Abbud, 10h06m17
3. André Gohr, 10h10m46

Top 3 da Geral Feminino

1. Flavia Oliveira, 11h28m15
2. Bia Neres,12h02m39
3. Tamires Fanny Radatz, 12h16m13

Ciclismo + TV