David Valero e Ariadna Ródenas vencem o NEOM Titan Desert Arábia Saudita 2022

David Valero e Ariadna Ródenas começaram como grandes favoritos para levar a classificação geral do NEOM Titan Desert Arábia Saudita. Os dois atletas não só cumpriram essa previsão, como vestiram as camisas do respectivo líder desde o primeiro dia.

David Valero, medalha olímpico em Tóquio 2020 e atual número 1 da modalidade olímpica de cross country, estreou em um evento da Titan World Series. Veio, como ele mesmo disse, para fazer um “treino de qualidade” para a próxima temporada. Mas conseguiu muito mais.

Na última etapa, num dia teoricamente mais fácil do que nas três anteriores, o ciclista de Granada passou por alguns problemas, incluindo uma queda nos primeiros quilómetros que lhe deixou algumas contusões e o obrigou a apertar para recuperar tempo para o grupo líder.

Depois de se conectar com a frente do pelotão, o atleta da BH Templo Cafés impôs seu ritmo, que só Julen Zubero poderia seguir. Os dois abriram uma diferença com os demais e cruzaram a linha de chegada juntos, sete minutos atrás de seus perseguidores. Vitória na segunda etapa e pódio para um veterano como Zubero e vitória na geral para um novato como Valero.

Palavras de Valero: “Olha, eu estive em muitos lugares, mas aqui a atmosfera é inigualável. Gostei muito, me diverti muito e espero voltar em outras edições”.

Ariadna Ródenas, em outro nível!

Ariadna Ródenas foi invencível na classificação geral feminina. Ela não deu nenhuma hipótese ás suas rivais e conseguiu quatro vitórias em quatro etapas.

Assim, Ródenas acrescenta a general do NEOM Titan Desert Saudi Arábia ao seu palmares invejável e histórico nas provas do Titan World Series: o Titan Desert de Marrocos em 2021 e a dupla mista do ŠKODA Titan Desert Almería 2022.

A Elche foi a mais forte do que suas rivais e usou uma estratégia simples durante os quatro dias: procurar grupos de corredores que tivessem um ritmo para ela. Desta forma, ela lidou com a força do vento e se concentrou em manter um ritmo constante.

Ródenas confirma as previsões que a colocaram como favorita e já define os seus objetivos para 2023: “Vou fazer muito Titã, com certeza. E, se tiver de ganhar uma, tentarei repetir o triunfo em Marrocos.”

Ciclismo + TV