O pelotão da 49.ª Volta ao Algarve em Bicicleta está completo

O pelotão da 49.ª Volta ao Algarve, na estrada entre 15 e 19 de fevereiro, terá 25 equipas. Hoje foram anunciadas as três últimas confirmações, as WorldTeams Soudal Quick-Step e Trek-Segafredo e a ProTeam Human Powered Health.

Foto: Volta ao Algarve

A belga Soudal Quick-Step é uma das equipas de referência da Volta ao Algarve, sendo o coletivo estrangeiro com mais participações na corrida. Em 2023 irão competir no sul de Portugal pelo 17.º ano consecutivo.

Nesse período a formação, que em 2023 será denominada Soudal Quick-Step, conquistou a classificação geral em cinco ocasiões, através de Remco Evenepoel (2022 e 2020), Michal Kwiatkowski (2014), Tony Martin (2013) e Stijn Devolder (2008), e somou 22 triunfos em etapas.

A Trek-Segafredo, oriunda dos Estados Unidos da América, terá a sua sétima participação na Volta ao Algarve. É um dos blocos com maior assiduidade nos últimos anos, tendo participado em todas as edições da corrida desde 2016, com exceção de 2021, ano em que, por via da pandemia, a corrida realizou-se em maio. Logo na edição de estreia, a Trek-Segafredo venceu o contrarrelógio, por intermédio de Fabian Cancellara, meses antes de o “Spartacus” conquistar o ouro olímpico na disciplina individual.

A Human Powered Health, também registada nos Estados Unidos, participa pela quarta vez na Volta ao Algarve. É uma das formações de categoria ProTeam que mais vezes corre em Portugal, não apenas na Volta ao Algarve como ao longo da época, escolhendo também o Algarve para alguns estágios de início de temporada.

O pelotão da 49.ª Volta ao Algarve contará com 12 WorldTeams, quatro ProTeams e nove equipas continentais portuguesas.

WorldTeams
Alpecin Deceuninck (BEL)
BORA-hansgrohe (GER)
EF Education-EasyPost (EUA)
Groupama-FDJ (FRA)
INEOS Grenadiers (GBR)
Intermarché-Circus-Wanty (BEL)
Jumbo-Visma (NED)
Soudal Quick-Step (BEL)
Team Arkéa-Samsic (FRA)
Team DSM (NED)
Trek-Segafredo (EUA)
UAE Team Emirates (UAE)

ProTeams
Caja Rural-Seguros RGA (ESP)
Human Powered Health (EUA)
Tudor Pro Cycling Team (SUI)
Uno-X Pro Cycling Team (NOR)

Continentais
ABTF Betão-Feirense (POR)
AP Hotels & Resorts-Tavira (POR)
Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (POR)
Credibom-LA Alumínios-Marcos Car (POR)
Efapel Cycling (POR)
Glassdrive-Q8-Anicolor (POR)
Kelly-Simoldes-UDO (POR)
Rádio Popular-Paredes-Boavista (POR)
Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (POR)

Ciclismo + TV