Roberto Ferreira e Joana Monteiro ganham em Abrantes

Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) ganharam, na tarde deste sábado, em Abrantes, a quarta e penúltima prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Com este triunfo, Joana Monteiro sagrou-se vencedora antecipada da Taça, que encerra amanhã, em Ansião.

A corrida de elite masculina revelou equilíbrio entre os três mais fortes da corrida de Abrantes, que acabaram separados por menos de meio minuto. Do trio destacou-se Roberto Ferreira, que se isolou para vencer em solitário. O campeão nacional e comandante da geral da Taça, Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), ficou na posição imediata, a 27 segundos, e Vítor Santos, colega de equipa de Costa, fechou o pódio, a 29 segundos.

O resultado de hoje ainda não selou as contas da Taça de Portugal, mas quase. Na derradeira prova, amanhã, em Ansião, o vencedor somará 60 pontos. A diferença que, neste momento, separa o primeiro, Mário Costa, do segundo, Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense), é de 50 pontos, pelo que tudo segue bem encaminhado para o ciclista da equipa vilacondense.

Já no setor feminino ficou tudo decidido em Abrantes. Joana Monteiro ganhou todas as provas já disputadas e, por isso, é a dona da Taça de Portugal 2022. Hoje cortou a meta isolada, relegando duas colegas de equipa para as posições imediatas. Marta Branco gastou mais 3m05s e Catarina Lopes registou um atraso de 4m40s.

Alexandre Montez (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car) foi o melhor sub-23 na prova de hoje, mas isso não impediu João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) de sagrar-se, desde já, vencedor da Taça neste escalão.

Em juniores e em cadetes estão também encontrados os vencedores da Taça: são os ciclistas que hoje ganharam em Abrantes. No caso dos juniores são Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), enquanto nos cadetes são Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Nas categorias de veteranos impuseram-se em Abrantes os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Free Bike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Ciclocrosse termina, neste domingo, em Ansião, com corridas a partir das 9h20.

Ciclismo + TV