Michael Vanthourenhout, ciclista belga da equipa Pauwels Sauzen-Bingoal e atual campeão europeu da especialidade, venceu a décima ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, que se realizou no vale alpino italiano de Val Di Sole, na região do Trentino-Alto Ádige, norte de Itália.
Após 57 minutos e 59 segundos de corrida, Vanthourenhout venceu sozinho no circuito nevado de Val Di Sole, à frente do belga Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) e do suíço Kevin Kuhn (Tormans), segundo e terceiro, respectivamente.
Vanthourenhout destacou-se nos primeiros obstáculos da prova andando sozinho, com enorme habilidade, segurança e sem cometer erros no exigente circuito italiano, muito técnico e escorregadio na neve, onde qualquer falha se pagava caro.
O belga venceu com 39 e 42 segundos à frente de Vandeputte e Kuhn, que disputaram o segundo e terceiro lugar como se fosse uma vitória. Não foi para menos.
O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), que terminou em oitavo lugar, não quis correr riscos.
“Hoje houve uma grande atmosfera. A prova foi realmente exigente. O meu plano para a corrida era tentar cometer o menor número possível de erros e consegui. Tentei estabelecer um ritmo forte e terminei da melhor maneira possível. Está claro que a pista de neve combina comigo”, disse Vanthourenthout.
Na geral da Taça do Mundo de ciclocrosse, Laurens Sweeck permanece na frente com 288 pontos, contra 265 de Michael Vanthourenhout e os malfadados 249 de Eli Iserbyt.
Vídeo de resumo da Prova:
Na prova feminina a ciclista dos Países Baixos, Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) foi a grande vencedora.
Com o tempo de 50 minutos e 14 segundos, Pieterse venceu sozinha à frente das suas compatriotas Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e Manon Bakker (Crelan-Fristads), segundo e terceiro, respectivamente.
Numa corrida marcada pelo frio e pela neve, Pieterse venceu com 44 segundos de vantagem sobre Alvarado. Em terceiro, já a 1 minuto e 23 segundos ficou Bakker, com ligeira vantagem sobre a italiana Silvia Persico e a canadiana Maghalie Rochette.
A nota negativa do dia foi a forte queda sofrida pela líder da competição, Fem van Empel (Pauwels Sauzen-Bingoal), teve que abandonar a prova de maca para o hospital, mas não parece ter sofrido ferimentos graves.
“Val di Sole sempre me consegue surpreender, seja no BTT ou ciclocrosse: os percursos são lindos”, disse Puck Pieterse. “O circuito estava bastante perigoso mas pouco a pouco fui ganhando confiança à medida que as voltas passavam. Todos nós cometemos erros, mas consegui fazer menos do que as outras atletas.”
Na geral da Taça do Mundo de ciclocrosse, apesar do abandono de hoje, Van Empel permanece na frente com 330 pontos contra os 365 de Puck Pieterse e os 182 de Ceylin del Carmen Alvarado.
Vídeo de resumo da Prova: