O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) venceu a décima primeira Prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse, que se realizou esta segunda-feira, 26 de dezembro, na cidade belga de Gavere, na província da Flandres Oriental.
Com o tempo de 57 minutos e 14 segundos, Van der Poel venceu a prova em Gavere à frente do belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) e do britânico Thomas Pidcock (Ineos Grenadiers), segundo e terceiro com 27 e 54 segundos, respetivamente.
Van der Poel e Pidcock lideraram a corrida depois de completar a primeira volta, altura em que Van Aert os alcançou. Com os três favoritos à vitória juntos por alguns momentos, iniciou-se uma luta titânica entre os três atletas.
O neerlandês impôs um ritmo fortíssimo, o que obrigou Van Aert e Pidcock a responderem para não perderem o ciclista da Alpecin-Deceuninck de vista. Ambos chegaram à frente, depois foi a vez de Pidcock fazer a corrida na frente, o campeão do Mundo ainda liderou durante algumas voltas mas na 5ª volta o grupo voltou a juntar, já depoiis de Van der Poel ter estado na frente.
Com o grupo unido, Van der Poel voltou à carga, Van Aert ainda tentou uma resposta ao ataque do neerlandês mas, mesmo assim, passou para 14 segundos de desvantagem na última passagem pela meta.
O campeão belga chegou a estar a 11 segundos da frente mas viu que era impossível chegar à frente e no final.
No final, Mathieu van der Poel venceu no circuito de Gavere, com Wout van Aert e Tom Pidcock completando o pódio, terceira vitória da temporada em quatro.
Vídeo de resumo da prova:
Na classificação geral da Copa do Mundo de ciclocrosse, Laurens Sweeck permanece na frente com 308 pontos, contra 287 de Michael Vanthourenhout e os malfadados 249 de Eli Iserbyt.
Na Prova feminina a ciclista holandesa Shirin van Anrooij (Baloise Trek Lions) foi quem venceu.
No enlameado circuito de Gavere, van Anrooij venceu com autoridade com um tempo de 47 minutos e 2 segundos à frente de Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck) em um pódio cem por cento holandês.
A Prova ficou marcada pela lama e ausências das holandesas Fem Van Empel (Pauwels Sauzen-Bingoal), Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen-Bingoal), que na altura da partida ocupavam a primeira, terceira e quarta posições na classificação geral da Taça do Mundo. Marianne Vos (Jumbo-Visma) também não alinhou.
Shirin van Anrooij, com um passo forte, foi abrindo uma diferença pouco a pouco a partir da segunda volta, chegando a ter 18 segundos de vantagem sobre a sua companheira de equipa Lucinda Brand.
Brand foi de menos para mais e alcançou Van Anrooij na terceira das quatro voltas, mas Van Anrooij se recuperou para acabar levando a vitória.
Vídeo de resumo da prova: