Van Aert com a segunda vitória consecutiva no Superprestige ciclocrosse em Zolder e Diegem

O ciclista belga esteve a grande nível exibicional nas últimas duas provas de ciclocrosse que realizou, vencendo, ontem, o Superprestige de Heusden-Zolder e, hoje, o Superprestige de Diegem.

O ciclista belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) venceu ontem a quinta ronda do Superprestigio de ciclocross, realizado na cidade belga de Heusden-Zolder, onde venceu num belo duelo com o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck).

Após 1 hora, 2 minutos e 30 segundos de corrida, Wout van Aert venceu à frente do holandês Mathieu van der Poel e o holandês Lars van der Haar, segundo e terceiro, respectivamente.

Com o percurso seco e sem zonas de lama, foi um confronto direto entre o holandês e o belga, que chegaram juntos na nona e última volta. Van der Poel cometeu um pequeno erro que permitiu a Van Aert passar na frente e levar 2 segundos de vantagem. Apesar disso, ambos chegaram juntos na última curva prontos para disputar a vitória no sprint, mas o holandês soltou o pé do pedal e acabou por ceder a vitória para o atleta da Jumbo-Visma.

“Tem sido estressante. Mathieu abriu a corrida desde a primeira volta. Depois, alternámos ao longo da corrida na liderança, mas tivemos a sensação de que não íamos deixar um ao outro. Eu tinha planeado fazer um longo sprint. Mathieu já me pressionou várias vezes, mas felizmente hoje consegui manter a calma e não cometi nenhum erro. Temos corrido assim a vida toda. São sempre bons duelos em que vamos até o limite”, disse Wout van Aert.

Atrás mantiveram a luta pelo terceiro colocado Tom Pidcock e Lars van der Haar, com melhor equilíbrio para o holandês.

Na prova feminina, realizada pouco antes da masculina, a vitória foi para a holandesa Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck).

A segunda classificada foi a Inge van der Heijden (777) a 3 segundos e Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) ficou no terceiro lugar a 6 segundos.

Na prova de hoje o belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma) somou a sua segunda vitória consecutiva ao vencer a sexta ronda do Superprestigio de ciclocrosse, realizada à noite na cidade belga de Diegem.

Van Aert repetiu o triunfo, desta vez em Diegem, à frente do campeão do mundo, o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), com quem chegou junto até à última volta para disputar a vitória num emocionante mano a mano. O atleta da Jumbo-Visma bateu o rival por 6 segundos para alcançar a segunda vitória consecutiva.

O terceiro lugar, aos 33 segundos, ficou com o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), que apesar de estar na liderança durante toda a prova, acabou cedendo alguns metros na penúltima volta.

“Tanto esforço não poderia ser saudável”, resumiu Van Aert com um sorriso. “Foi exaustivo. O banco de areia me enganou no começo, mas no meio da corrida eu estava melhorando. Eu sempre mantive Mathieu e Tom à vista e continuei a toda velocidade. É um esporte difícil, mas ainda acreditava em um bom resultado. E estou feliz por ter conseguido dar a volta por cima.”

“Amanhã vou dormir até tarde”, concluiu Van Aert, que conquistou sua quarta vitória da temporada em Diegem.

Top 10 da Classificação da prova masculina:
1. Wout Van Aert (BEL/Jumbo-Visma) – 01:00:46
2. Thomas Pidcock (GBR/Ineos Grenadiers) às 0:06
3. Mathieu van der Poel (NED/Alpecin-Deceuninck) às 0:33
4. Eli Iserbyt (BEL/Pauwels Sauzen) às 1:08
5. Michael Vanthourenhout (BEL/Pauwels Sauzen) às 0:11. 1:45
6. Lars van der Haar (NED/Baloise Trek Lions) às 1:55
7. Quinten Hermans (BEL/Tormans) às 2:00
8. Thibau Nys (BEL/Baloise Trek Lions) às 2:29
9. David Haverdings (NES/Baloise Trek Lions) às 2:56
10. Kevin Kuhn (SUI/Tormans) às 2:59

Na prova feminina a vitória foi conquistada sozinha pelo holandês Puck Pieterse (Alpecin-Deceuninck).

As suas compatriotas Shirin van Anrooij (Baloise Trek Lions) e Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck) fecharam o pódio.

Pieterse dominou a corrida do início ao fim, ganhando alguns metros nas primeiras voltas que conseguiu manter e chegar à linha de meta com tempo suficiente para comemorar a vitória tranquila.

Top 10 da Classificação da prova feminina:
1. Puck Pieterse (NED/Alpecin-Deceuninck) – 44:09
2. Shirin van Anrooij (NED/Baloise Trek Lions) às 0:30
3. Ceilin del Carmen Alvarado (NED/Alpecin-Deceuninck) às 1:02
4. Inge van der Heijden (NED/777) às 1:09
5. Kata Blanka Vas (HUN/SD Worx) às 1:23
6. Silvia Persico (ITA/FAS Airport Services) às 1:31
7. Zoe Backstedt (GBR/EF Education-TIBCO) às 1:45
8. Denise Betsema (NED/Pauwels Sauzen) às 1:59
9. Annemarie Worst (NED/777) às 2:15
10. Aniek van Alphen (NED/777) às 2:20

Ciclismo + TV