O ciclista belga Wout Van Aert (Jumbo-Visma) venceu a prova de ciclocrosse em Loenhout (Bélgica) ao bater os outros dois grandes ‘monstros’ do momento, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers).
Van Aert atacou com a sua força ao máximo no asfalto da reta final e não deu a menor opção a Van der Poel e Pidcock em mais uma nova luta a três que domina o ciclocrosse mundial.
Os três atletas voltaram a dar um verdadeiro espetáculo numa prova em que Pidcock, por vezes parecia descolar, mas nunca desistiu e acabou por chegar com os rivais, mas não conseguiu ultrapassar nem Van der Poel, que um erro o impediu de abrir a diferença final, nem Van Aert, que somou a sua quinta vitória da época e terceira da semana.
“Tem sido uma corrida difícil”, disse Van Aert. “Nas áreas técnicas, Mathieu foi o melhor hoje, enquanto eu não tinha nenhum ponto em que eu pudesse dificultar para o resto. Fiquei feliz por poder acompanhar. Para ser honesto, pensei que Mathieu iria escapar na última volta. Um erro dele me permitiu voltar e consegui me recuperar antes do sprint.”
“O plano era estar alguns metros atrás de Tom para que eu pudesse chegar ao sprint de sua correnteza. Funcionou bem.” Com quatro vitórias em oito dias, Van Aert fechou o ano em grande estilo. “É uma loucura. Eu não esperava isso quando comecei esta faze. As pernas e minha moral estão bem. Há momentos em que as coisas são um pouco mais fáceis.”
Top 10 da Classificações de Elites Masculinos:
Classificação da prova masculina:
1. Wout Van Aert (BEL) – 59:40
2. Mathieu Van Der Poel (NED) às 0:01
3. Tom Pidcock (GBR) às 0:01
4. Cameron Mason (GBR) em 1:08
5. Gerben Kuypers (BEL) às 1:36
6. Thomas Mein (GBR) em 1:48
7. Thijs Aerts (BEL) em 1:51
8. Witse Meeussen (BEL) às 1:54
9. Timo Kielich (BEL) às 2:13
10. Niels Vandeputte (BEL) às 2:20