Arouca recebe quarto Fórum Cyclin’Portugal

O desenvolvimento do turismo em bicicleta e a importância de valorização dos territórios através das redes de percursos cicláveis estarão em destaque na quarta edição do Fórum Cyclin’Portugal, que vai realizar-se nos dias 10 e 11 de março, em Arouca.

A evolução do projeto Cyclin’Portugal tem sido acompanhada de uma crescente maturidade na oferta de redes de percursos homologados, que em 2022 já abrangem grande parte do território nacional. Na sequência da homologação, em 2022, da GR60, Grande Travessia das Montanhas Mágicas, a região de Arouca irá receber um evento onde se irão debater temas emergentes e de grande importância para o desenvolvimento turístico.

O programa incluirá um conjunto de propostas que dará destaque a projetos nacionais e internacionais de valorização do território através das redes de percursos. O desafio permanente de manter as redes de percurso, de lhes dar sustentabilidade e de as incrementar de forma inteligente será também um dos temas em foco. As metodologias de acompanhamento, manutenção e ativação estarão também em destaque. As tecnologias mais recentes, associadas à implementação e valorização das infraestruturas serão outro dos pontos em debate.

À semelhança da edição 2022, os participantes serão chamados a ter uma voz ativa nos trabalhos, com a partilha das suas práticas e com o desenvolvimento de momentos colaborativos de trabalho em grupos mais restritos. Estas sessões colaborativas serão dos momentos mais importantes do Fórum, porque permitirão trazer à discussão a realidade de cada região.

Serão também promovidos momentos de convívio entre os participantes, com destaque para as iniciativas a desenvolver em parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e com o Município de Arouca, que permitirão mostrar um pouco do melhor daquele território.

“Com este Fórum, a Federação Portuguesa de Ciclismo mantém o compromisso de capacitar os técnicos que trabalham nesta área, assegurando a qualidade e coerência da experiência de pedalar pelos mais de 25 mil quilómetros de percursos que integram a rede Cyclin’Portugal”, salienta o vice-presidente da Federação, Sandro Araújo.

O acesso à formação certificada com avaliação é gratuito para os técnicos dos Centros Cyclin’Portugal homologados ou em processo de homologação. Os restantes participantes que pretendam obter certificado de Técnico Cyclin’Portugal têm um custo de inscrição de 60 euros. Outros interessados que não pretendam certificação terão um custo de inscrição de 25 euros.

Estará disponível oferta de hotelaria a preços especiais para o evento, cuja informação será comunicada juntamente com o processo de inscrição, que poderá ser feito em www.cyclinportugal.pt

Ciclismo + TV