Gémeos Oliveira e Maria Martins puxam pelos galões

Os gémeos Rui e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Maria Martins (Fenix-Deceuninck) evidenciaram-se nas provas de elite no primeiro dia do Campeonato Nacional de Pista, competição que decorre no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O primeiro dia do Campeonato Nacional permitiu a disputa de 20 título, distribuídos pela categoria de elite e pelas camadas jovens. Na categoria superior assistiu-se a duas provas masculinas, todas com sucesso da família Oliveira, e a duas femininas, ambas com triunfo de Maria Martins.

O título nacional de madison em elite masculina contou com quatro equipas à partida. A dupla mais forte foi a da UAE Team Emirates, formada por Ivo Oliveira e Rui Oliveira. Os gémeos gaienses concluíram a corrida com 51 pontos, mais 11 do que os conquistados pela equipa mista formada por João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA). O pódio completou-se com Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, que somaram 36 pontos, em representação da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car.

A elite masculina também competiu em eliminação, prova em que um pelotão de 13 corredores nada pôde fazer perante a superioridade de Rui Oliveira. Iúri Leitão foi o segundo e Ivo Oliveira ocupou o terceiro posto.

Maria Martins, em estreia pela Fenix-Deceuninck, conquistou mais dois títulos nacionais para o currículo. Venceu as provas de scratch e de eliminação, sendo, em ambas, acompanhada no pódio por Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deport), segunda e terceira, respetivamente.

Entre os juniores o cenário foi completamente diferente nos setores masculino e feminino. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) ganhou em scratch, eliminação e corrida por pontos. Nos rapazes a cada prova correspondeu um vencedor diferente. Diogo Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o melhor na corrida por pontos, Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) impôs-se em eliminação e Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) triunfou em scratch.

O cenário foi parecido em cadetes. No setor feminino Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) venceu em scratch, eliminação e corrida por pontos. No setor masculino Dinis Martins (Caldas Ecosprint) levou a melhor em eliminação e corrida por pontos, enquanto Francisco Alves (Cantanhede Cycling/2W Engenharia) ganhou em scratch.

A juvenil Juliana Gonçalves (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) ganhou em 500 metros contrarrelógio e scratch, sucessos que no setor masculino foram para Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact), na prova individual, e Francisco Cardoso (CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor), na corrida em pelotão.

Ciclismo + TV