Roberto Ferreira e Ana Santos campeões nacionais de ciclocrosse

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceram hoje, em Vouzela, as provas de elite do Campeonato Nacional de Ciclocrosse Credibom. É o terceiro título consecutivo elite Ana Santos.

Com Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) a ter dominado a época nacional de ciclocrosse, mas com Roberto Ferreira a dar mostras de subida de forma, era com expectativa que se aguardava o duelo deste domingo.

E a corrida não defraudou as expectativas. Mário Costa procurava o terceiro título de elite consecutivo, mas Roberto Ferreira não o permitiu. O corredor da Guilhabreu MTB venceu em Vouzela, deixando Mário Costa a 39 segundos. Francisco Campos (W52-FC Porto) fechou o pódio, gastando mais 2m17s do que o vencedor.

Após vários meses de ausência por doença, Ana Santos regressou, na semana passada, numa prova regional. Foi o “aquecimento” suficiente para hoje conquistar o terceiro título nacional de elite consecutivo.

Ana Santos venceu em solitário, deixando a melhor da Taça de Portugal, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 1m44s. A terceira, a 8m00s, foi a individual Isabel Caetano.

Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) foi a melhor sub-23, relegando Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) para o segundo posto, a 2m25s. Catarina Lopes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio, a 3m32s. Na mesma categoria, mas entre os homens, impôs-se Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), com uma vantagem de 31 segundos sobre João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com uma renda de 34 segundos aplicada a Tomás Mota.

Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) conquistou o título nacional em juniores, enquanto os melhores cadetes foram Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). Em juvenis triunfaram Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtérmica).

Nas categorias de veteranos destacaram-se os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Nádia Mendes (BTT Gardunha/Fundão/Create), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), António Passos (Rompe Trilhos(Ajpcar) e Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

Ciclismo + TV