Encerramento do troféu teve dupla vitória francesa no madison

PARTILHJE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

DETALHES

Os franceses brilharam na pista do Velódromo de Sangalhos, nas provas de madison do Troféu Internacional Artur Lopes, que terminou neste domingo. No setor masculino foi a dupla composta por Thomas Boudat e Valentin Tabellion a conquistar a vitória, ao passo que no feminino Victoire Berteau e Valentine Fortin dominaram a prova.

O madison masculino foi extremamente tático, sem nenhuma das duplas a conseguir dar volta. No entanto, apenas cinco das 18 equipas em competição terminaram na mesma volta dos vencedores, os franceses Thomas Boudat e Valentin Tabellion, que somaram 25 pontos.

A equipa Portugal, composta por Iúri Leitão e João Matias, também subiu ao pódio no dia de hoje, após ter lutado pela vitória até ao último sprint, terminando a apenas três pontos da dupla francesa, na segunda posição. A fechar o pódio em terceiro lugar ficou a Team Inspired, de William Perrett e William Tidball, com 19 pontos, os mesmos que Ivo e Rui Oliveira, que terminaram na quarta posição, dado que os britânicos venceram o último sprint pontuável.

A equipa Cofidis, composta pela dupla Victoire Berteau e Valentine Fortin, dominou por completo a prova de madison feminino, somando 42 pontos. As corredoras francesas mostraram uma grande superioridade perante a concorrência, vencendo sete dos oito sprints pontuáveis. O segundo lugar também teve assinatura francesa, tendo sido conquistado pela dupla composta por Jade Labastugue e Marion Borras, que somou 21 pontos. Em terceiro ficou a equipa espanhola, de Eukene Larrarte e Laura Rodriguez, que somou 12 pontos.

Os atletas de endurance também disputaram hoje a prova de scratch, com Portugal a fazer-se representar por dois corredores no pódio final de elite masculina. João Matias (Equipa Portugal) foi o vencedor da prova, batendo Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Raphael Kokas (Austria), que concluíram a prova em segundo e terceiro, respetivamente.

Já no setor feminino foi Marion Borras (France) a conquistar a vitória. A corredora francesa bateu a sua compatriota Valentine Fortin (Cofidis Women Team), que fechou na segunda posição. Anita Stenberg (Norway) fechou o pódio em terceiro.

Hoje disputaram-se ainda as provas de keirin masculino e feminino. A Grã-Bretanha dominou por completo no masculino, com Joseph Truman (Great Britain) a vencer, seguido de Jack Carlin (Great Britain) no segundo lugar e Hamish Turnbull (Great Britain) na terceira posição.

A corredora espanhola Helena Casas (Spain National Team) garantiu a vitória no keirin feminino, batendo Katy Marchant (Great Britain) e Orla Walsh (Ireland), segunda e terceira classificadas, respetivamente.

Os juniores masculinos também competiram neste último dia do Troféu Internacional Artur Lopes, tendo disputado as provas de scratch e corrida por pontos. À semelhança daquilo que se verificou no dia de ontem no concurso de omnium, Zak Erzen (Slovenia) tornou a mostrar a sua superioridade, vencendo o scratch, na frente de Ramazan Yilmaz (Turkey) e Marc Zafra (Purito/Tadesan/Nuria). O mesmo aconteceu na corrida por pontos, prova esta que dominou por completo, somando um total de 93 pontos, resultantes de quatro voltas ganhas ao pelotão. O segundo classificado foi Tasio Semperena (Euskadi Selekzioa), com 51 pontos, seguido de Tommaso Alumni (Team Fortebraccio), com 50 pontos.