Portugal em busca de somar pontos no arranque da qualificação olímpica 

O Campeonato da Europa de Pista começa já amanhã, em Grenchen, na Suíça, e a seleção nacional está focada em começar a somar pontos importantes para a qualificação olímpica. 

Portugal estará representado por seis atletas neste europeu de pista, que será a primeira prova pontuável para a qualificação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A primeira a entrar em pista será Maria Martins, para disputar a prova de scratch, pelas 17h28 (hora portuguesa). Pouco depois teremos novamente representação portuguesa, desta feita na prova de eliminação masculina, com Rui Oliveira, por volta das 17h46.

O segundo dia de competição será ainda mais preenchido, visto que Portugal terá três atletas em competição. Ainda durante a manhã, pelas 12h03, Rodrigo Caixas fará a qualificação para a prova de um quilómetro contrarrelógio. Caso termine entre os oito melhores, estará apurado para a final, que deverá ter lugar pelas 19h00. Antes disso, teremos Diogo Narciso na corrida por pontos às 17h16, e Maria Martins na corrida de eliminação às 18h24.

Na sexta-feira teremos novamente três representantes da seleção nacional em pista. Rodrigo Caixas voltará a competir no Tissot Velodrome, na prova de perseguição individual. A qualificação está prevista para as 13h01, sendo que apenas os quatro melhores corredores poderão garantir um lugar na final, que irá decorrer pelas 18h37. Ainda no setor masculino Iúri Leitão estará também em competição, para disputar a prova de scratch. Já no feminino, Maria Martins, regressará à pista para disputar a disciplina olímpica de omnium. O scratch terá lugar pelas 12h18, seguindo-se a corrida tempo, às 14h43, a eliminação às 17h24, e a corrida por pontos, às 18h45.

No sábado será a vez de João Matias entrar em ação na prova de omnium, que arrancará pelas 12h00, com o scratch. A corrida tempo será cerca das 13h19, seguindo-se a eliminação, às 17h08, e a corrida por pontos, às 18h30.

Rui Oliveira e Iúri Leitão vão regressar à pista para encerrar a participação portuguesa neste Campeonato da Europa de Pista, para formar a dupla que participará na prova de madison. O início da prova está previso para as 16h21.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, destacou um objetivo global para este Campeonato da Europa de Pista. “Esta será a primeira prova a contar para a qualificação olímpica, por isso iremos tentar somar o maior número de pontos possível para o ranking, através das disciplinas olímpicas de omnium e madison. Nas restantes provas, como é habitual, tentaremos fazer igualmente o nosso melhor. Entre os atletas que trouxemos, o Diogo Narciso e o Rodrigo Caixas são os corredores menos experientes a este nível e irão competir com o objetivo de continuar o seu processo de desenvolvimento e melhorar as suas competências”, explica Gabriel Mendes.

Ciclismo + TV