Diogo Narciso iguala sexto lugar dos europeus do ano passado

Diogo Narciso deu tudo o que tinha na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que está a decorrer em Grenchen, na Suíça, conseguindo igualar o sexto lugar alcançado na mesma disciplina nos europeus de 2022. Hoje estiveram ainda em pista Rodrigo Caixa, na prova do quilómetro contrarrelógio, e Maria Martins, na corrida de eliminação.

Hoje foi dia de Diogo Narciso marcar presença na corrida por pontos, prova essa que disputou pela primeira vez em campeonatos da europa de elite no ano passado, tendo alcançado um impressionante sexto lugar. 

Foto: FPC

Na prova de hoje, o corredor português entrou muito bem na corrida, conseguindo somar um ponto logo no primeiro dos 16 sprints pontuáveis que compõem a corrida por pontos. Nesta altura estava já isolado na frente o espanhol Albert Torres, impondo um ritmo elevado que levou a que o pelotão se começasse a partir. O grupo acabaria por unir-se pouco depois, mas a intensidade da corrida custava a diminuir, com vários corredores a começarem a perder voltas ainda na fase inicial da prova.

Diogo Narciso também não tardou a mostrar-se, lançando um ataque ainda a 129 voltas do final da corrida. Consigo seguiu o austríaco, Maximilian Schmidbauer. Esta iniciativa levou a que o atleta luso conseguisse somar cinco pontos no quarto sprint e três no quinto sprint. O somatório dos pontos e a dobragem que entretanto faria ao pelotão colocaram Diogo Narciso momentaneamente na segunda posição.

No entanto, a prova continuava a ser feita num ritmo extremamente intenso, com o pelotão a fragmentar-se em várias ocasiões. Porém, Narciso esteve sempre atento nos momentos mais críticos, procurando manter-se entre o grupo da frente. Esse esforço viria a fazer com que voltasse a somar pontos no nono, no 10.º, e, mais tarde, no 13.º sprint. A competição estava feroz, mas o português mantinha-se firme entre os cinco primeiros classificados, ainda na luta pelas medalhas. 

Havendo vários corredores com pontuações muito próximas, tudo se decidiria no último sprint. O representante da seleção nacional esteve na discussão desse esforço final, somando dois pontos, o que lhe valeu o sexto lugar, com um total de 36 pontos. A vitória ficou para o italiano, Simone Consonni, com 54 pontos, o segundo lugar para o espanhol, Albert Torres, com 51 pontos, e Donavan Grondin (França) fechou o pódio no terceiro lugar, com 48 pontos.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, ressalvou o desempenho positivo de Diogo Narciso, numa corrida de pontos absolutamente frenética. “Estou muito satisfeito com o trabalho que o Diogo desenvolveu hoje durante a corrida. Ele está cá, principalmente, para ganhar experiência a este nível e mostrou ter muito potencial para discutir até as corridas mais exigentes. Claro que existem sempre aspetos a melhorar, e iremos continuar a trabalhar nesse sentido, mas o Diogo está de parabéns pelo seu desempenho no dia de hoje”, afirmou Gabriel Mendes. 

Rodrigo Caixas estreou-se hoje no campeonato da europa, na prova de um quilómetro contrarrelógio, tendo terminado na 17.ª posição. O corredor português competiu com alguns dos grandes nomes da velocidade, nomeadamente Jeffrey Hoogland (Países Baixos), que se sagrou campeão da europa desta disciplina. 

“Esta é uma prova maioritariamente destinada a velocistas, mas era importante que preparássemos a prova de perseguição individual”, sublinhou Gabriel Mendes, explicando ainda que Rodrigo Caixas teve de superar um pequeno percalço logo no início da prova. “O Rodrigo ficou prejudicado logo no momento do arranque, pois saltou-lhe o pé do pedal. Este incidente não dá direito a nova partida e os segundos que passaram até que conseguisse encaixar de novo o pé levaram a que perdesse tempo na primeira volta. Depois disso, conseguiu entrar no ritmo e teve um bom desempenho, tendo tido o sexto melhor tempo na quarta volta”.

Depois de se ter sagrado ontem campeã da europa de scratch, Maria Martins regressou hoje à pista de Grenchen para correr na prova de eliminação, que concluiu na 16.ª posição. 

“Não estava previsto que a Maria fizesse a prova de eliminação, mas tendo em conta que estar nesta prova é um critério de elegibilidade para assegurar a participação no Campeonato do Mundo, tínhamos de competir. No entanto, sendo esta uma corrida muito propícia a quedas, não quisemos correr riscos desnecessários, dado que a nossa prioridade é a prova de omnium de amanhã”, explicou o selecionador nacional.

A corredora portuguesa estará de regresso à pista já amanhã para disputar o concurso de omnium, que sendo uma disciplina olímpica servirá para começar a somar pontos para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O scratch terá lugar pelas 12h18, seguindo-se a corrida tempo, às 14h43, a eliminação às 17h24, e a corrida por pontos, às 18h45.

Quem também regressará à pista amanhã é Rodrigo Caixas, desta feita para competir na prova de perseguição individual. A qualificação está prevista para as 13h01, sendo que apenas os quatro melhores corredores poderão garantir um lugar na final, que irá decorrer pelas 18h37. Ainda no setor masculino teremos Iúri Leitão, que irá participar na prova de scratch. 

Ciclismo + TV