Arranque da Taça de Enduro e estreia da Figueira Champions Classic marcam agenda

A época de ciclismo começa a ganhar velocidade. No próximo domingo há duas corridas que partilham a atenção dos adeptos portugueses. Na Figueira da Foz corre-se a Figueira Champions Classic, prova internacional de estrada com seis WorldTeams. Em S. Brás de Alportel arranca a edição de 2023 da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

Foto: FPC

A Figueira Champions Classic é uma das grandes novidades da temporada de 2023, juntando-se à Clássica da Arrábida como prova de um dia disputada em solo nacional e pontuável para o ranking mundial. Na estreia, a prova figueirense está inscrita como corrida de classe 1 UCI, tendo transmissão em direto na Eurosport e juntando um pelotão de 18 equipas, entre as quais seis WorldTeams.

A prova terá 190 quilómetros, iniciando-se às 9h45, na emblemática Torre do Relógio, para terminar cerca das 14h20, no mesmo local da partida. O percurso é exigente, contando com quatro subidas catalogadas como prémio de montanha nos últimos 50 quilómetros, disputados em circuito: Parque Florestal (a 50,3 km da meta), Enforca Cães (a 36,4 km), Parque Florestal (a 20,2 km) e Enforca Cães (a 6,3 km).

Num itinerário pensado para potenciar o espectáculo e a experiência dos adeptos, a corrida acaba à terceira passagem pela meta. A primeira acontece cerca das 13h00, a segunda perto das 13h40 e o final acontece está previsto para as 14h20.

A época nacional de BTT começa no Algarve. São Brás de Alportel recebe, no domingo, a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano.

O Bike Park da Fonte Férrea será o ponto nevrálgico da competição, que contará com quatro percursos especiais cronometrados (PEC), que serão cobertos pelos corredores de elite, juniores, masters e utilizadores de bicicletas de assistência elétrica. As femininas e os cadetes cumprem dois PEC, estando dois reservados para as categorias de escolas.

A partida está marcada para as 8h30, com o primeiro PEC a iniciar-se meia hora mais tarde. A decisão está marcada para o início da tarde, com o último PEC a começar às 12h30.

Mais eventos oficiais
11 de fevereiro: NGPS Rota de Santa Cruz, Arcos de Valdevez
11 de fevereiro: 3 Horas Resistência BTT Campa do Preto, Castêlo da Maia
11 de fevereiro: Figueira Champions Day, Figueira da Foz
11 de fevereiro: Xplore GPS Serra da Estrela, Valezim, Seia
11 de fevereiro: II Circuito Jorge Guerreiro – Taça do Algarve de Cadetes e Juniores, Loulé

Ciclismo + TV