Magnus Cort vence a 2ª Etapa e é o novo líder da Volta ao Algarve

Os nórdicos continuam em grande na Volta ao Algarve, com o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost) a substituir o norueguês Alexander Krtistoff (Uno-X Pro Cycling Team) no topo da classificação geral, depois de hoje ter conquistado a segunda etapa da prova, uma ligação de 186,3 quilómetros entre Sagres e o alto da Fóia.

A fase mais dura da etapa foi controlada pela INEOS Grenadiers, que escolheu o ritmo com que se subiu a Picota e a Fóia. Só que o ritmo escolhido não foi suficiente para eliminar a maior parte da concorrência e assistiu-se a uma chegada ao sprint entre um grupo ainda numeroso no ponto mais alto do Algarve.

O belga Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) adiantou-se no sprint e ainda levantou o braço esquerdo para comemorar o triunfo. Foi esse gesto extemporâneo que lhe roubou a vitória e o comando da geral, pois, vindo de trás, Magnus Cort lançou a bicicleta sobre a linha de meta e ganhou por centímetros. Van Wilder ficou o segundo e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) fechou o pódio do dia, todos creditados com 5h07m05s, tal como Valentin Madouas (Groupama-FDJ) e Jai Hindley (BORA-hansgrohe), quarto e quinto, respetivamente.

Com as bonificações, Magnus Cort ascendeu ao topo da geral para vestir a Camisola Amarela Turismo do Algarve. Tem quatro segundos de vantagem sobre Ilan van Wilder e seis à melhor sobre Rui Costa.

Antes da luta pela geral, assistimos à batalha pela Camisola Azul Cyclin’Portugal. Cerca do quilómetro dez saíram do pelotão Matthew Gibson (Human Powered Health), Rafael Lourenço (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Gaspar Gonçalves (Efapel Cycling), António Ferreira (Kelly-Simoldes-UDO) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua).

A diferença máxima rondou os três minutos, percebendo-se que não estaria no grupo o vencedor da etapa. No entanto, Rafael Lourenço e António Ferreira empreenderam um empolgante duelo pela classificação da montanha. Lourenço aproximou-se, mas Ferreira segurou a Camisola Azul. O algarvio, todavia, não ficou de mãos a abanar. Foi eleito o mais combativo do dia.

Alexander Kristoff perdeu a Camisola Amarela Turismo do Algarve, mas manteve a Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos. O melhor jovem, dono da Camisola Branca IPDJ, é agora Frederik Wandahl (BORA-hansgrohe). Por equipas comanda a EF Education-EasyPost.

A terceira etapa, marcada para esta sexta-feira, deverá dar nova oportunidade aos sprinters. O pelotão parte de Faro, às 10h40, prevendo-se que chegue a Tavira, pouco antes das 16h00, depois de cumprida a maior viagem da prova, 203,1 quilómetros.

Top 10 da Classificação da 2ª Etapa:

1. Magnus Cort Nielsen (DEN/EF-EasyPost) – 5:07:05
2. Ilan Van Wilder (BEL/Soudal-Quick Step) – m.t.
3. Rui Costa (POR/Intermarché-Circo) – m.t.
4. Valentin Madouas (FRA/Groupama-FDJ) – m.t.
5. Jai Hindley (AUS/Bora-Hansgrohe) – m.t.
6. Rune Herregodts (BEL/Intermarché-Circus) a 0:02
7. Nicola Conci (ITA/Alpecin-Deceuninck) a 0:03
8. Thomas Pidcock (GBR/Ineos Grenadiers) a 0:03
9. Kevin Vermaerke (EUA/DSM) a 0:03
10. Bauke Mollema (NED/Trek-Segafredo) a 0:03

Top 10 da Classificação geral após a 2ª Etapa:

1. Magnus Cort Nielsen (DEN/EF-EasyPost) – 9:56:20
2. Ilan Van Wilder (BEL/Soudal-Quick Step) a 0:04
3. Rui Costa (POR/Intermarché-Circo) a 0:06
4. Jai Hindley (AUS/Bora-Hansgrohe) a 0:10
5. Valentin Madouas (FRA/Groupama-FDJ) a 0:10
6. Tobias Foss (NOR/Jumbo-Visma) a 0:12
7. Bauke Mollema (NED/Trek-Segafredo) a 0:12
8. Nicola Conci (ITA/Alpecin-Deceuninck) a 0:12
9. João Almeida (POR/Emirados Árabes Unidos) a 0:12
10. Sergio Higuita (COL/Bora-Hansgrohe) a 0:12

Ciclismo + TV