Taça de DHI arranca com provade alto nível em Tarouca

PARTILHJE

A primeira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano disputa-se, no próximo domimgo, em Tarouca, contando com um lote de participantes de alto nível, dado ser uma corrida de classe 1 UCI. No mesmo fim de semana, também nas Beiras, correm-se a primeira e segunda provas da Taça Nacional de Esperanças.

A serra de Santa Helena vai receber cerca de 270 participantes na primeira competição da Taça de Portugal de DHI. Estão inscritos ciclistas de 15 países, entre os quais nomes fortes do panorama internacional.

Destaca-se o setor feminino de elite, que conta com a presença da campeã mundial e número um do ranking UCI, a austríaca Valentina Höll, mas também com a italiana Veronika Widman, medalha de bronze no Europeu de 2022.

Será certamente um evento de grande qualidade desportiva, que começa no sábado, com os treinos oficiais. As corridas estão marcadas para domingo. Às 11h00 inicia-se a descida de qualificação, estando a final marcada para as 14h30. A pista tem uma extensão de 2018 metros, levando os corredores a descer dos 1123 metros de altitude até aos 743 metros.

O fim de semana será também de competição na estrada. Vão disputar-se as duas primeiras corridas da Taça Nacional de Esperanças, competição que junta os sub-23 das equipas de clube com os corredores juniores.

Vila Velha de Ródão acolhe, no sábado, a primeira das duas corridas. Será uma prova de 84,4 quilómetros, com início às 13h00 e final previsto para pouco depois das 15h00. O traçado é ondulado, sobretudo na primeira metade da competição, que agrega quatro subidas, que contribuem para um acumulado de subida de 1470 metros.

A caravana move-se, no domingo, para a Sertã, onde disputará a segunda prova da Taça Nacional de Esperanças. A partida será dada às 11h00, prevendo-se que a chegada aconteça, depois de percorridos 93,4 quilómetros, cerca das 13h30. O itinerário é, tal como na véspera, exigente, com um acumulado de subida de 1930 metros.

Mais eventos oficiais
25 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo de Estrada, Funchal
26 de fevereiro: 13.ª Bênção das Bicicletas, Porto
26 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça Regional do Porto de XCO, Matosinhos
26 de fevereiro: Taça Regional de XCO da Beira Litoral, Nariz, Aveiro
26 de fevereiro: 11.ª Resistência BTT do Juncal, Porto de Mós
26 de fevereiro: Prova de Abertura de XCO de Lisboa, Jamor
26 de fevereiro: 1.ª Prova da Taça do Canal de XCO, Horta, Açores
26 de fevereiro: Taça de Santa Maria de DHI, Açores

Ciclismo + TV