A segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças, hoje disputada na Sertã, assistiu ao triunfo do júnior Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) sobre o pelotão sub-23 nacional. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) é o novo comandante da geral da Taça.
Depois de ontem ter empenhado algumas forças envolvendo-se numa fuga extemporânea, Tiago Santos soube gerir melhor a corrida de 93,4 quilómetros disputada na manhã de domingo. Apesar de ainda ser júnior, o corredor alcobacense, vencedor da Volta a Portugal de Cadetes em 2021, foi o melhor de todo o pelotão, relegando os sub-23 para uma posição secundária.
Tiago Santos cortou a meta ligeiramente destacado, creditado com 2h33m49s. Foi 2 segundos mais rápido do que o grupo de quatro elementos que se seguiu na classificação. Diogo Saleiro (Fonte Nova/Felgueiras) foi o segundo classificado e Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) fechou o pódio do dia.
A vitória absoluta deu a Tiago Santos também o primeiro lugar entre os juniores. O segundo classificado, a 2m38s, foi Dinis Moura, também do Alcobaça CC/Crédito Agrícola. O terceiro, com o mesmo tempo do segundo júnior, foi Guilherme Mestre (Dunas Vale/Pereira & Gago).
Por equipas impuseram-se a Fonte Nova/Felgueiras, em sub-23, e o Almodôvar/Formação Team SCAV, em juniores.
A Taça de Portugal de Esperanças tem um ranking para a categoria de sub-23. Ao fim das duas primeiras corridas, o melhor é Diogo Saleiro, com 125 pontos, tantos quantos os somados por Diogo Gonçalves. O terceiro é o vencedor da prova de ontem, Tiago Clemente (Fonte Nova/Felgueiras), com 75.
As próximas duas provas da Taça de Portugal de Esperanças irão disputar-se na zona A (região Norte), nos dias 6 e 7 de maio.