A chuva não impediu Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) de brilhar na primeira edição da Clássica de Santo Thyrso. Ao corredor argentino seguiram-se Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), em terceiro.
O pelotão partiu de Vila das Aves para uma primeira edição da Clássica de Santo Thyrso bastante chuvosa, condições essas que se fizeram sentir ao longo dos 144,4 quilómetros da prova.
A fuga do dia, composta por 10 corredores, formou-se logo ao quilómetro 10, com a grande maioria das equipas continentais portuguesas a tentar colocar elementos na frente. Este grupo chegou a ter cerca de três minutos de vantagem para o pelotão, que foi durante quase toda a prova comandado pela Efapel Cycling.
A situação de corrida manteve-se igual até ao quilómetro 80, já depois da primeira de quatro passagens pela meta, altura em que quatro corredores se destacaram do grupo que seguia em cabeça de corrida, entre eles, Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense), Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), Alexandre Montez e Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).
Alexandre Montez acabaria por perder o contacto com o grupo ainda antes da segunda passagem pela meta, altura em que faltavam 35 quilómetros para o final da corrida. A fuga viria a perder gradualmente os seus elementos, também como consequência do ritmo imposto pela Efapel Cycling que se manteve até ao final na frente do pelotão. O último corredor a ser alcançado foi Luís Gomes, a três quilómetros da meta.
Uma chegada bastante técnica, em paralelo, acabaria por beneficiar Tomas Contte, que lançou o ataque nos últimos 300 metros. O corredor argentino foi o grande vencedor desta primeira edição da Clássica de Santo Thyrso, seguindo-se Fábio Costa (Gassdrive-Q8-Anicolor), em segundo, com o mesmo tempo, e Adrián Bustamante (Kelly-Simoldes-UDO), em terceiro, a cinco segundos.
Relativamente às restantes classificações, Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor) foi o vencedor da juventude, Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) foi o melhor na montanha e Fábio Oliveira (ABTF Betão-Feirense) venceu a geral das metas volantes. Já a Glassdrive-Q8-Anicolor liderou a classificação por equipas.